Unifev cadastra 162 potenciais doadores de medula óssea

21
Unifev cadastra 162 potenciais doadores de medula óssea - Foto: Reprodução

Campanha “Seja um herói, salve vidas” foi realizada em duas etapas. A primeira aconteceu no dia 19 de maio no Câmpus Centro, e a segunda no dia 25 de agosto na Cidade Universitária.


Há dez anos consecutivos a Unifev, por meio de seu Núcleo de Responsabilidade Social e do curso de Enfermagem, está apoiando a campanha “Seja um herói, salve vidas”, que tem como objetivo cadastrar potenciais doadores de medula óssea. Nesta edição, as coletas, coordenadas pelo Hemocentro de Fernandópolis, aconteceram em duas datas: 19 de maio no Câmpus Centro e dia 25 de agosto na Cidade Universitária.

No total, foram registrados 162 novos cadastros de potenciais doadores no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Este sistema conecta doadores a pacientes em todo o Brasil. As informações são automaticamente cruzadas com as dos pacientes que necessitam de transplante e que estão inseridas no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), ampliando a busca por compatibilidade.

A campanha, idealizada por Cláudio José dos Santos Azevedo, tem potencial de transformar vidas. “Hoje a probabilidade é de encontrar um doador a cada 100 mil, então é muito difícil. Projetos como esse são importantes para aumentar a chance de encontrar um doador ideal para realizar os transplantes que podem salvar vidas”, enfatizou Anderson Beluci, auxiliar de Tecnologia da Informação (TI) do Hemocentro de Fernandópolis.

Na Unifev, a coleta mobilizou a comunidade acadêmica. Os voluntários, jovens com idade entre 18 e 35 anos, preencheram o cadastro e tiveram amostras de sangue coletadas para o exame HLA, que mapeia as características genéticas individuais. Em caso de compatibilidade, os doadores serão contatados para confirmar a doação, um gesto de amor que oferece esperança a pacientes que aguardam por um transplante.

A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune, expressou satisfação com o sucesso da campanha. “Ficamos muito felizes com o resultado que alcançamos nos dois dias de coleta em nossa Instituição. Se de todos os cadastros, conseguirmos que um deles seja compatível todo nosso esforço terá feito muita diferença. Agradecemos imensamente a todos que participaram”, concluiu.