De acordo com a secretária de Saúde, Quésia Corrêa da Cunha, o município enfrenta uma situação crítica.
Três moradores de Nova Granada/SP morreram à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada para tratamento de Covid-19.
De acordo com a prefeitura, os três pacientes receberam atendimento necessário em uma unidade respiratória da Santa Casa. Eles receberam medicação, precisaram de suporte de ventilação e foram inseridos na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), mas não conseguiram ser transferidos para outros hospitais.
Segundo a prefeitura, os pacientes que não resistiram às complicações da doença foram dois homens e uma mulher. Todos tinham mais de 45 anos.
“Não estamos conseguindo encaminhar os pacientes. Estão saindo vagas para outras regionais. A situação está crítica. Os casos estão aumentando diariamente”, afirma a secretária de Saúde de Nova Granada, Quésia Corrêa da Cunha.
A Santa Casa de Nova Granada não possui leitos intensivos, mas conta dois ventiladores fixos e um móvel, que ajudam na transferência dos pacientes.
Em nota, o estado de São Paulo respondeu que o sistema de transferência está funcionando, mas que as mortes, infelizmente, aconteceram por conta do estado grave dos pacientes.
*Com informações do g1