Suspeito de matar idoso encontrado com sinais de espancamento ficou 13 anos preso, diz delegado 

1270
Policiais negociam a entrega do suspeito, que se escondeu em uma galeria pluvial – Foto: Reprodução

Vítima de 89 anos estava com o corpo amarrado. Caso ocorreu em São José do Rio Preto/SP.


O principal suspeito de matar o idoso Alcides João Antônio, de 89 anos, encontrado com sinais de espancamento em um imóvel no bairro Jardim Conceição, em São José do Rio Preto/SP, na noite da última segunda-feira (12.jun), deixou o sistema penitenciário em fevereiro de 2023.

Segundo o delegado Paulo Buchala Junior, da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC), o homem possui diversas passagens por furto e cumpriu 13 anos de pena.

Alcides foi encontrado morto com os pés amarrados por um lençol, as mãos presas por um cinto e uma colcha ao redor do pescoço. Ele também teve o carro e pertences roubados.

O suspeito de participar do latrocínio foi preso na manhã de terça-feira (13), após se esconder em uma tubulação de água da Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto.

De acordo com o delegado Paulo Buchala Junior, o homem era vizinho do idoso achado morto com sinais de espancamento. Ambos moravam em uma espécie de cortiço.

“Recebemos a informação de que um dos moradores era usuário de drogas. Começamos a fazer diligências e caiu uma ocorrência de roubo de moto para a Polícia Militar. O suspeito tinha as mesmas características do usuário de drogas. Nós fomos atrás da pessoa, da moto e do carro, mas não conseguimos localizá-los”, disse.

Na manhã de terça-feira, as equipes da DEIC receberam a informação de que o homem suspeito de matar o idoso estava no cortiço. Ao chegar ao endereço, os policiais presenciaram o momento em que o indivíduo correu em direção à Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto e se jogou na tubulação de água.

Conforme o delegado Paulo Buchala Junior, o homem foi levado à delegacia somente após familiares dele serem chamados para ajudar na negociação.

“Em relação ao latrocínio, o suspeito nega, mas vou representar pela prisão temporária, porque existem elementos que indicam a participação. Fiquei muito chocado. Foi uma das piores cenas que já vi, principalmente pela gravidade e monstruosidade. Já em relação ao roubo da moto, o suspeito confessou”, afirmou.

O crime ainda segue em investigação. O veículo e os pertences roubados do idoso não foram localizados. A causa da morte da vítima será apontada por exame necroscópico. 

*Com informações do g1