Alimentação rica em vegetais e frutas, junto a hidratação de qualidade, também pode favorecer na prevenção.
A infecção urinária é uma das principais condições que afeta a população feminina ao longo da vida. Contudo, existem diferentes estratégias para amenizar ou prevenir essa condição, junto a um estilo de vida equilibrado. Vamos as opções de tratamentos que auxiliam nesse cuidado.
Suplementação de probióticos
A suplementação com probióticos é uma conduta importante que pode auxiliar na prevenção de infecções urinárias, principalmente de repetição. Os probióticos possuem eficácia na redução do risco de desenvolvimento de infecções urogentais. O consumo de produtos lácteos fermentados contendo bactérias probióticas também é se mostra capaz de contribuir com a diminuição da recorrência das infecções.
Suplementação de própolis
Estudos na ciência recentemente apontam a eficácia da suplementação de própolis com cranberry, para intensificar os efeitos das proantocianidinas da cranberry na redução da adesão bacteriana (RANFAING et al., 2018).
Em um estudo randomizado e controlado por placebo, os autores avaliaram os efeitos da suplementação entre própolis e cranberry em mulheres com infecção urinária recorrente. O grupo tinha 42 mulheres e uma média de 6 episódios de cistite ao ano.
Os resultados mostraram uma menor ocorrência de infecção com a suplementação, mostrando que a própolis pode ajudar a potencializar os efeitos na inibição da adesão bacteriana no trato urinário, devido às suas propriedades imunomoduladoras.
Além disso, uma alimentação rica em vegetais e frutas, junto a hidratação de qualidade também pode favorecer a prevenção ou reduzir o risco de infecções urinárias recorrentes!
*Informações/G1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”