SOBRIEDADE JÁ

2226
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

PAI NOSSO É MAIS QUE DEUS NOSSO…

É uma dificuldade grande nos dias de hoje você dizer a algumas pessoas que Deus é pai, sabe por quê?

Muitos tem uma experiência muito negativa sobre pai, foram abandonados, não tiveram o pai como referência, aí associar Deus a um pai, remetem logo ao pai terreno, e na cabeça de muitos deles, acaba soando até como algo depreciativo.

Mas é fundamental que a gente tenha a convicção, e ter Deus como pai.

Olha o exemplo de Jesus, Ele nunca chamou Deus de Deus, sempre chamou Deus de Pai.

Quando foi ensinar os discípulos a rezarem, começou dizendo: “Pai nosso.”

Isso faz muita diferença, quando você vê Deus só como Deus, tende a associá-lo a um provedor, dificulta a presença afetiva. Agora, se você tem Deus como Pai, automaticamente se instala uma relação de confiança, e quem confia obedece.

Adão, o primeiro homem, tinha Deus só como Deus, e não confiou, logo, não obedeceu, e a desobediência de Adão gerou a morte do homem. Agora Jesus, que tinha Deus como Pai, foi obediente. Obediente até a morte, mas uma morte que trouxe vida, vida eterna.

AS PESSOAS NÃO SERÃO A SUA EXPECTATIVA

Você já deve ter se lamentado algumas vezes dizendo a si mesmo: “Como essa pessoa teve coragem de fazer isso comigo, que decepção.”

Olha, pode até te parecer um olhar meio frio de minha parte, mas na verdade ninguém te trai, o que acontece é um cálculo errado seu, em relação a expectativa que você criou sobre essa tal pessoa.

Nas relações afetivas por exemplo, se você disser: “Ah estou apaixonado por aquela pessoa.”

Na verdade, você está apaixonado pela expectativa que você criou sobre essa pessoa, ela pode atender ou não, à sua expectativa. Acaba sendo um jogo de interesse interno seu, pelo que o outro pode te oferecer.

Pensa comigo: quando você diz que confia em alguém, na verdade você está confiando na análise que você fez sobre esse alguém, logo, você está confiando primeiramente em você.

Mas tem uma solução para que você não se decepcione com ninguém. Ame, pois como disse São Paulo aos coríntios: só o amor de verdade não espera nada em troca, logo não vai te decepcionar nunca.

A TUA OUTRA FACE PODE SER A FACE DO OUTRO…

É difícil obedecer a ordem de Jesus e dar a outra face para que batam, quando essa outra face já apanhou bastante também né?

Lógico que quando Jesus diz dar a outra face, de maneira alguma, é Ele querendo a gente apanhando por aí.

Mas então o que seria dar a outra face?

Vou colocar algumas razões que são deduções minhas.

Penso que tem a ver em recusar qualquer tipo de vingança, e não se trata em dar a face física, mas a audácia em ser gentil com quem não merece.

Outra coisa. Normalmente aquele que bate sente necessidade da sua reação, do enfrentamento, e a surpresa de “dar a outra face” pode até paralisar o agressor.

Agora, o mais importante. Se você não der a outra face, não fizer o algo a mais, provavelmente irão bater na face do outro.

Sob esse prisma, dar a outra face, é estar disposto a sentir a dor do outro, que de repente anda apanhando tanto, simplesmente porque você tirou as suas duas faces da reta.

A CONVERSÃO DO BOLSO

Dizem que a parte mais sensível, e mais difícil de se converter no homem, é o bolso.

Faz sentido, mas veja a contradição.

Hoje pessoas estão se dizendo convertidos para encher o bolso.

Gosto muito de uma afirmação que diz: “Desejo que você tenha bastante dinheiro, mas desejo principalmente que você saiba, quem manda em quem.”

Não é novidade nenhuma né? Que muitos quando conseguem dinheiro se transformam, ficam arrogantes, prepotente, se sente melhores que os outros, uns pensam que são deus, outros tem certeza.

Não se esqueça de uma coisa, a sua quantidade de dinheiro não é diretamente proporcional aos seus méritos, inclusive o escritor Millôr Fernandes tem uma definição interessante sobre isso, ele disse: “Se todos recebessem somente o dinheiro que merecem, iria sobrar muito dinheiro no mundo.”

Então veja o seu dinheiro também como um dom dado por Deus, e como todo dom, só faz sentido, se for usado para o crescimento coletivo.

Infelizmente a maioria não entendeu quando Francisco de Assis disse que é dando que se recebe, e muito menos entenderam Jesus quando Ele disse: que é impossível servir a dois senhores.

QUE CHOREM NA SUA MORTE, MAS QUE VOCÊ SORRIA

Quando você nasceu, você não se lembra, mas todos a sua volta sorriam, mas você ao contrário deles chorava.

Viva de modo que quando você morrer, todos a sua volta chorem, mas você sorria.

Pois é, a morte continua sendo a certeza mais duvidosa do homem, e a mais indesejada.

Então já que é tão indesejada o que seria o oposto da morte?

Se você pensou a vida, desculpe, mas você errou.

O contrário da morte é o nascimento, a vida não morre, ela é eterna.

O que morre em nós é o corpo.

E imaginar que a morte do corpo é o fim da vida, é sinal que você entendeu muito pouco sobre a vida.

Aliás tem uma música que diz que a gente nasce nove meses, o resto a gente morre.

Infelizmente a racionalidade atual do homem moderno, exclui cada vez mais a promessa de vida, de vida eterna, de céu e isso tem feito da vida aqui na terra um inferno.

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”

Informações

contato@novosinai.org.br

www.novosinai.org.br

@novosinai

@carlinhosmarques_novosinai