SOBRIEDADE JÁ

4
Carlinhos Marques - Presidente Fundador do INSTITUTO NOVO SINAI - Foto: Reprodução

DESCULPE O TRANSTORNO, ESTOU EM REFORMA

Participo de um grupo que promove retiros, que se chama: Ágape Terapia, se você não conhece, procure conhecer, vale a pena. E nós temos uma camiseta estampada uma frase simples, mas profunda: “Desculpe o transtorno, estou em reforma.”

Uma placa de aviso, um pedido de paciência comigo, mas acima de tudo, uma verdade disfarçada numa brincadeira. É que estamos sim em obras, e juntamos muitos entulhos, difíceis de carregar, de guardar né. E essa frase na camiseta é como um espelho, me lembra que preciso da paciência dos outros, mas preciso entender que o outro também está em obras. No fundo, ser cristão é isso: permitir que o Espírito Santos nos renove, faça a tal obra nova em nós, porque como filhos de Deus somos perfeitos, mas ainda não estamos prontos.

Filipenses 1,6 diz: “Tenho certeza de que Aquele que começou em vós a boa obra há de completá-la…”

NÃO SOMOS CADÁVERES ADIADOS

Outro dia, uma senhorinha simples, me contou uma conversa que teve com o seu filho, um ateu convicto, e ela disse a ele: “Filho, se tudo que eu acredito for bobagem, eu não perdi nada, agora se tudo isso for a verdade plena, ah meu filho, aí você vai perder tudo.” 

Que fala simples, mas carregada de uma fé convicta, desarmada né. Eu sei, é difícil acreditar nas promessas de Jesus, mas é muito difícil também, acreditar que o ser humano, imagem e semelhança de Deus, termine na frieza de um caixão, que seja só um cadáver adiado. 

Eu penso que o desejo de eternidade grita até no silêncio de quem nega, e que o ateu mais sincero lá no fundo diga: “Não creio…, mas se for verdade, vai ser muito bom.” 

Eclesiastes 3,11 diz: Deus colocou no homem o desejo de eternidade…

COMO ZAQUEU, SERÁ?

Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam em Espírito e em Verdade. Então quem seriam os falsos adoradores? Aqueles que adoram em corpo, ou seja, sem a força do espírito, e adoram em mentira, só da boca para fora, só no blá blá blá. E para reforçar esse raciocínio, lembrei de algumas músicas que parecem, e são expressões perfeitas de adoração, mas se cantadas sem um espírito de verdade, ficam falsas.

 Veja essa: Como Zaqueu eu quero subir o mais alto que puder, se canta isso, mas não se sai do chão. Depois diz forte: Mexe com minha estrutura, mas não deixa que Deus mude um pilar da estrutura, sua base continua sendo suas vontades, resumindo, pura hipocrisia. Zaqueu subiu o mais alto que ele pode sim, mas quando desceu, desceu transformado.  

Em Marcos 7,6 diz: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.”

EU SOU O QUE DEUS PENSA DE MIM

Uma das dificuldades de quem enfrenta a dependência química é a voz que diz: “Você não vale nada, você não tem jeito. Acontece que todos nós deitados com o ouvido no travesseiro, também já ouvimos isso, é porque nos medimos pela régua dos outros. Aí então me lembrei uma frase de Santa Teresinha: “Somos o que Deus pensa de nós.” 

E aí, você já se perguntou: o que será que Deus pensa de você?
As vezes a gente acha que Deus nos tolera né, mas não, Ele sonha, Ele vê, Ele tem certeza, aliás Deus não só pensa, Ele sabe, e o melhor, muitas vezes acredita mais em nós do que nós mesmos. 

Ouça menos as críticas da sua voz e a dos outros, ouça mais aquele que nunca irá resumir só aos seus erros. 

Jeremias 29,11 diz: “Eu é que conheço os pensamentos que mantenho a vosso respeito”

AUTOESTIMA E AUTOENGANO

Uma frase de antes de Cristo, atribuída a Sócrates diz assim: “Conhece-te a ti mesmo”, acontece que nós querendo nos conhecer vamos atrás de tanta coisa inclusive ta muito na moda a tal da autoajuda, que pode se transformar num autoengano. Sim porque ela vende a ideia de que o pensamento positivo resolve tudo, mas infelizmente não resolve. 

A verdade é que somos limitados. 

E reconhecer quem somos passa, por reconhecer nossos limites. A resposta de quem somos, não é simplória do tipo: sou fulano, filho de ciclano, moro em tal lugar, faço isso, ou aquilo, isso até o google sabe. Que tal começar a preparar sua resposta a essa pergunta, começando a identificar o que ainda precisa ser mudado em você. Em Gálatas 6-3 diz: Quem julga ser algo sem ser, engana-se a si mesmo.

Por: Carlinhos Marques 

Presidente Fundador Instituto Novo Sinai, idealizador projeto “Sobriedade Já” 

@novosinai 

@carlinhosmarques_novosinai 

[email protected] 

www.novosinai.org.br