SOBRIEDADE JÁ

3424
Carlinhos Marques - Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai

SENHA É A VERDADE

Como numa caminhada que não existe o segundo passo caso não houver o primeiro, admitir é o primeiro passo para rumo a mudanças.

A sinceridade em admitir limites, pode parecer fraqueza, mas imagine você chegar no médico e ele te perguntar onde dói. Esconder a dor, chances zero de cura.

Com os médicos a gente não faz isso. Mas diante de nossa realidade emocional, diante das dores da alma, nos fechamos, escondemos origem, o local da dor.

Pois é, hoje temos senhas pra tudo, senhas que desbloqueiam celulares, os cartões de crédito. Mas acabamos ignorando a senha que nos desbloqueia, que destrava, que acessa nosso íntimo, te faz funcionar bem, e talvez essa seja a senha que você tem guardado tão bem, que até você esquece e usá-la, ela é a verdade.

É NECESSARIO? É BOM? É VERDADE

Certa vez, um padre depois de ouvir em confissão de alguém, que havia falado muito mal do outro. Pediu que ele pegasse uma caixa cheia de penas e saísse jogando pela cidade, e depois o procurasse novamente.

O rapaz fez isso. Saiu espalhando penas pela cidade inteira, depois voltou a falar com o padre.

Aí o padre lhe disse: “Agora sim, vou lhe dar a penitência. Volte, e recolha todas as penas que você jogou pela cidade, impossível né? Então… palavras são como essas penas. Quando lançadas, não tem como recolher de volta.”

Então, que tal pensar no que se fala, do que falar tudo que pensa? Dentro do possível, antes de passar algo pra frente se pergunte: “Isso será bom para alguém? Isso é necessário? Isso é verdade?

FALAR MUITO ESGOTA SEU ESTOQUE DE VERDADES…

Millor Fernandes, certa vez disse: “A pessoa que fala muito, normalmente mente muito, porque esgota seu estoque de verdades.”

Pois é, o estoque de verdades nunca deveria acabar dentro de nós né?

Acontece que conforme vamos crescendo, vamos aprendendo a andar, a comer, a tomar banho, e aprendemos também a falar. É definitivo, pronto aprendi a falar, será?

Infelizmente não!

Passamos a vida inteira e não aprendemos como falar. A língua, acaba se tornando uma arma que, machuca e destrói, principalmente reputações.

Se fala por falar, se usa a palavra como instrumento de auto afirmação, e lançar dúvida sobre a índole alheia.

Melhor é ficar calado, deixem pensar até que você é um idiota, do que abrir a boca por abrir, e não deixar dúvidas nenhuma sobre sua idiotice.

MEDO DO ESCURO E MEDO DA LUZ

As lembranças da infância marcam, tanto nosso consciente como no nosso inconsciente, cada um com as suas lembranças né?

Tenho uma que me acompanhou até bem grandinho.

Não contem pra ninguém não. Mas eu sempre tive muito medo de escuro, como era difícil.

Mas de certa forma, fui superando e entendendo uma certa lógica nesse medo.

O escuro, limita nosso raio de visão, e a gente tende claro, a temer aquilo que não vê.

Então uma criança, que tenha medo do escuro, que chama a mamãe ou o papai para lhe proteger desse invisível, acaba sendo aceitável. Agora triste mesmo, é ver adultos que morrem de medo da luz, temem a luz que revela. A luz que revela a verdade.

VOCÊ E O DINHEIRO, QUEM MANDA EM QUEM?

Existem inúmeras citações sutis na Bíblia, que muitas vezes nos passam despercebidas.

Veja essa, num determinado momento Jesus nos disse, que seria impossível servir a dois senhores.

Deus e o dinheiro.

O que tem de implícito aí?

É Jesus chamar o dinheiro de senhor, não vi em nenhum outro momento ele chamar de os sacerdotes, nem Herodes, nem Pilatos, nem os doutores da lei, de senhor.

Então, quando ele chama o dinheiro de senhor, ele alerta que podemos sim, fazer do dinheiro, o nosso senhor, nosso deus.

Isso não quer dizer que ter dinheiro, já te faz automaticamente o tratá-lo como senhor, mas como você se relaciona com ele.

Então, eu até desejo que você tenha bastante dinheiro, mas desejo principalmente que você saiba claramente, quem manda em quem.

Por Carlinhos Marques

Presidente Fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, que acolhe dependentes químicos desde 2005 de forma voluntária e gratuita, idealizador do projeto “Sobriedade Já”

Informações
contato@novosinai.org.br
www.novosinai.org.br
@novosinai
@carlinhosmarques_novosinai