Abordagens têm objetivo de garantir o acesso aos direitos e serviços para essa população que vive em vulnerabilidade social.
A Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga vem intensificando as ações com pessoas que vivem em situação de rua. Na manhã desta segunda-feira (17.fev), a equipe da Pasta, juntamente com o apoio da Polícia Militar, realizou abordagens em diversos pontos da cidade para entender a situação de cada pessoa e encaminhá-las aos serviços necessários com o objetivo de fazê-las sair desta condição.
Nilton Santiago, secretário de Direitos Humanos, falou sobre o objetivo da ação. “Além de promover conscientização sobre os perigos de viver nas ruas, nosso objetivo é cadastrar essas pessoas e contribuir para a integralidade do atendimento delas, realizar encaminhamentos, resolução de necessidades imediatas e, também, promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e de saúde, além das demais políticas públicas que o Município pode oferecer. Estamos seguindo as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua.”
Entre os locais onde foram realizadas as abordagens estão as praças Santa Luzia, Matriz e São Bento, Concha Acústica, Terminal Rodoviário, bairros São João e Pozzobon e demais ruas e pontos da região central.
No total, 19 pessoas foram abordadas em caráter social, sendo 16 homens e três mulheres: quatro foram encaminhadas para Casa Abrigo Irmãos de Emaús; uma foi encaminhada para pernoite em abrigo; duas foram encaminhadas para o CAPS; outras duas receberam passagem para voltar à cidade de origem; e uma foi acompanhada até o Pronto-Atendimento médico porque necessitava de cuidados específicos. Deste total a equipe da Secretaria acompanhou três pessoas na Delegacia para fazer documentação. Entre todos os indivíduos abordados, nove recusaram ajuda.
Nilton Santiago finalizou ressaltando a importância de ações como essa. “Nossa ação é feita de maneira respeitosa, levando em consideração a dignidade e a autonomia de cada indivíduo. Oferecendo alternativas que possam ajudá-los a superar as condições de vulnerabilidade, focando em medidas que busquem a inclusão e integração dessas pessoas na sociedade e reconhecendo os direitos humanos e a individualidades de cada um”.
A Secretaria de Direitos Humanos fica na Rua São Paulo, nº 3741, na esquina com a Rua Pará, bairro Patrimônio Velho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3422-2770.