Secretaria da Saúde realizará mutirão contra a dengue neste sábado 

3327
Secretaria da Saúde realizará mutirão contra a dengue neste sábado - Foto: Reprodução

Ação será realizada nos bairros Pozzobon, Vila Paes, Palmeiras, Vila América e região central. Vigilância Epidemiológica aponta que desde o começo do ano já foram registrados 373 casos positivos de dengue e outros 409 estão em investigação.


A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, realizará novo mutirão contra a dengue neste sábado (15.abr). O trabalho de intensificação faz parte do calendário das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. 

Os agentes de saúde realizarão visitas domiciliares, das 7h às 13h, nos bairros Pozzobon, Vila Paes, Palmeiras, Vila América e região central. O objetivo da ação é oportunizar o acesso aos locais de difícil vistoria durante a semana, por meio do controle de criadouros e eliminação de focos do mosquito. 

Além do trabalho de prevenção realizado o ano todo pela Prefeitura, é necessário também conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas de combate, como por exemplo, a limpeza de quintais e terrenos. A incidência de períodos chuvosos também favorece de forma mais rápida a proliferação do Aedes aegypti. 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, desde o começo do ano até o momento, em Votuporanga, já foram registrados 373 casos positivos de dengue e outros 409 estão em investigação. 

Vale ressaltar que o trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. “Precisamos que a população colabore com o serviço, verificando o quintal pelo menos uma vez na semana para eliminar os locais que possam acumular água parada e assim evitar a proliferação do mosquito e mantermos a doença controlada em nossa cidade”, comenta a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Samara Del Pino Fernandes. 

As principais medidas de prevenção são: 

– Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; 

– Retirar dos quintais objetos que acumulam água; 

– Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; 

– Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso. 

Ao apresentar os sinais e sintomas, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, é importante procurar uma unidade básica de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.