Secretaria da Saúde realiza Dia D de Mobilização contra a Poliomielite neste sábado 

535
Secretaria da Saúde realiza Dia D de Mobilização contra a Poliomielite neste sábado - Foto: Reprodução

Todas as Unidades de Saúde seguem disponibilizando o imunizante, das 8h às 16h.


Pais ou responsáveis que ainda não vacinaram suas crianças contra a Poliomielite terão mais uma oportunidade com horário especial neste sábado (8.jun), isso porque a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga realizará o Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a doença. Todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando o imunizante, das 8h às 16h.

Além do horário especial, as Unidades seguem com os atendimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Público-alvo: crianças menores de cinco anos de idade

As crianças com até um ano de idade devem atualizar a caderneta de vacinação, caso estejam em atraso com a vacina contra a Poliomielite. As crianças de um a quatro anos receberão a dose da vacina via oral, desde que estejam com o imunizante em dia no calendário vacinal de rotina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (dois, quatro e seis meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.