Caderno de Orientações retrata a história da cidade de forma lúdica e ilustrativa por meio dos personagens Ana, Chiquinho e seu avô Francisco, além de atividades para serem realizadas pelos estudantes e familiares.
A Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga distribuirá, na próxima semana, um Caderno de Orientações para estudantes e seus familiares das escolas municipais contendo a história da cidade, desde seu período de fundação até os dias atuais, passando por fatos que ficaram marcados no desenvolvimento do município.
O Caderno retrata a história de forma lúdica e ilustrativa por meio dos personagens Ana, Chiquinho e seu avô Francisco. Ela, uma garota que se mudou para a cidade e precisa conhecer a história de Votuporanga para fazer um trabalho da escola; e ele, um menino curioso que explora todo o conhecimento de vida adquirido pelos anos de existência do seu avô. A história é narrada por meio de diálogos de forma a atrair a atenção dos leitores.
Ao final, há uma linha do tempo com os principais acontecimentos que marcaram a trajetória dos 84 anos de Votuporanga; e diversas atividades para serem realizadas, como, trava-línguas, palavras cruzadas, enigmas, jogos e mapas. O material também contém atividades dos componentes curriculares de arte, inglês e educação física, que serão trabalhadas pelos professores nas aulas remotas, envolvendo a participação de toda família.
“Percebendo a realidade atual e para garantir a equidade da educação no município, elaboramos uma cartilha em formato de caderno de orientações, para auxiliar na aprendizagem educacional, conhecimentos históricos e culturais, em busca de novas descobertas dos estudantes da rede municipal de educação”, explicou o secretário municipal da Educação de Votuporanga, Marcelo Batista.
O Caderno de Orientações foi elaborado respeitando a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que contempla as competências gerais da educação básica dentre elas, a valorização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.