Secretaria da Cultura e Turismo abre inscrições para oficinas culturais on-line

263

Parceria com Governo do Estado de São Paulo, Instituto Poiesis e Oficinas Culturais oferecerá seis cursos gratuitos; inscrições começaram nesta segunda-feira.


Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Votuporanga abriu as inscrições para nova edição do “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Instituto Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga.

Na edição do segundo semestre, o participante poderá optar por artes cênicas, artes visuais, literatura e mídia. As inscrições, limitadas, gratuitas e distribuídas em 460 vagas, podem ser realizadas por link específico direcionado a cada oficina. As aulas serão realizadas ao vivo remotamente pela plataforma Zoom.

Corpo e expressão: a emoção na cena

O workshop realizado por Juliana Medeiros será dividido em duas turmas, em dias diferentes. Nos dias 02, 04 e 06 de agosto, das 14h às 16h, será a Turma A e nos dias 03, 05 e 10, no mesmo horário, será a Turma B e as inscrições ocorrem de 05 a 20 de julho com total de 60 vagas, destinadas a jovens e adultos iniciantes nas artes cênicas a partir de 16 anos.

A oficina visa provocar e trazer à consciência emoções e sentimentos como poderosas ferramentas de expressão, auxiliando o intérprete-criador a se manter relaxado, confiante e seguro no palco e nas câmeras ao se permitir afetar pelas emoções e sentimentos que permeiam o contexto cênico, conduzindo-os de maneira consciente.

Clube de leitura: um olhar a partir do futebol

Sob coordenação de Emerson Prata e Luiz Torres, a oficina, destinada a estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos, está com as inscrições abertas de 05 a 20 de julho, disponibilizando 50 vagas e será realizada nos dias 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23 e 25 de agosto, das 18h às 20h. O objetivo é dialogar sobre as produções literárias apresentadas e falar sobre o peso e importância que o futebol possui em nossa história contemporânea.

Criação poética: liberdade e limite na poesia

Ministrada por Marina Wisnik, a oficina terá duas turmas destinadas a pessoas interessadas a partir de 16 anos, estudantes, professores, artistas e público em geral. Possui 50 vagas cada oficina com inscrições iniciais em 05 de julho e encerradas no dia 20 de julho. Turma A vai ocorrer nos dias 02, 04, 09 e 11 de agosto, das 18h às 20h e, nos dias 16, 18, 23 e 25 de agosto, no mesmo horário, a Turma B.

A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à criação poética, por meio do encontro com limites que alguns gêneros poéticos determinados propõem. Transitando entre a teoria e a prática e estudando algumas formas específicas como a trova, o hai-kai, palíndromos ou os anagramas, o participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, além de refletir coletivamente sobre as produções realizadas no grupo. O participante será, também, estimulado a resgatar sua memória corporal, utilizando-a como estímulo para suas produções.

Quero ser artista visual: e agora?

A proposta da palestra ministrada por Diana Vaz, que terá duas turmas, irá ocorrer nos dias 03, 05, 10 e 12 de agosto, das 14h às 16h para a Turma A e nos dias 05, 06, 12 e 13, das 10h às 12h, para a Turma B, com 30 vagas por turma.

O público-alvo são interessados a partir de 16 anos, estudantes, artistas e professores. As inscrições começam dia 05 de julho e encerram no dia 21 do mesmo mês.

Muitos artistas iniciantes encontram dificuldade de mostrarem seu trabalho e de se inserirem no sistema e mercado de arte. Esta oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar para fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

Oficina de podcasts com ferramentas gratuitas

O módulo será ministrado por Thiago Kaczuroski e dividido em três turmas, com 30 vagas cada. A primeira turma, será entre 09 e 11 de agosto; a segunda, entre 16 e 18 e a terceira de 23 a 25, todas no horário das 10h às 12h com inscrição no período de 05 a 27 de julho. Esta oficina ensina o passo a passo da gravação, edição e publicação de podcasts, além de demonstrar exemplos e exercícios práticos para que o participante possa produzir seu próprio programa utilizando ferramentas gratuitas.

Para o tema abordado, que é direcionado a jovens e adultos interessados em mídia, serão necessários materiais e equipamentos necessários, por parte do participante, como computador, celular ou tablet com acesso à internet. Durante o curso será utilizado o software gratuito Audacity 4, que precisará ser baixado antes ou durante a realização do módulo. No caso do participante possuir apenas celular, será indicado antes do módulo, gravação com aplicativos compatíveis.

Práticas artísticas no enfrentamento às opressões

Ministrada por Elidayana Alexandrino, a oficina terá duas turmas destinadas a pessoas interessadas a partir de 16 anos, estudantes, professores, artistas e interessados em geral. Possui 50 vagas cada com inscrições iniciais em 05 de julho e encerradas no dia 21 de julho. Turma A vai ocorrer nos dias 10, 12 e 17 de agosto, das 18h às 20h e, nos dias 16, 18 e 23 de agosto, das 14h às 16h, a Turma B.

A proposta da oficina é discutir e analisar a produção de artistas e intelectuais, que utilizam de diversas linguagens como forma de enfrentamento às opressões, se articulam em práticas artísticas de emancipação e justiça social, num exercício de liberdade e amor.