Sebrae-SP leva mais de 160 produtores para o 1º Dia de Campo de Palmeira d’Oeste

18
Sebrae-SP leva mais de 160 produtores para o 1º Dia de Campo de Palmeira d’Oeste - Foto: Divulgação

Evento teve palestras sobre comercialização, cultivares e Indicação Geográfica da uva, com participação de instituições como Embrapa, IFSP e Ceagesp.


O Sebrae-SP reuniu mais de 160 produtores rurais no 1º Dia de Campo de Palmeira d’Oeste e Região, realizado nesta quarta-feira, 10 de setembro, na Chácara São José, no Córrego do Bananal. O evento foi organizado em parceria com o Senar-SP e o Sindicato Rural de Jales, com apoio de entidades públicas e privadas ligadas ao setor agrícola.

A programação contou com palestras sobre temas ligados à valorização da produção local. Entre os destaques estiveram as falas de Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida (Ceagesp), que abordou estratégias de comercialização de frutas e hortaliças. O professor Alessandro Lemos de Oliveira (IFSP-Votuporanga) apresentou os avanços na busca por uma Indicação Geográfica para a uva de Palmeira d’Oeste e João Dimas Garcia Maia (Embrapa) discutiu cultivares voltadas tanto para consumo in natura quanto para sucos.

Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Eliana Germano, o evento atendeu a uma demanda dos próprios agricultores. “É uma data marcante para todos nós, em especial aos produtores rurais. Eles pediram esse espaço. É uma oportunidade de mostrar a produção, discutir comercialização, novas cultivares e trocar experiências”, afirmou.

O prefeito de Palmeira d’Oeste, Valdir Semensati, destacou a importância de investimentos concretos no setor. “Precisamos muito incentivar a nossa agricultura. Quando falo em incentivo, não é só discurso: é colocar a mão na massa, buscar soluções e alternativas para que o município siga economicamente estável”, disse.

Já o representante do Sindicato Rural de Jales, Barcinho Ormaneze, ressaltou o papel do agricultor para a sociedade. “Eventos como esse valorizam quem produz. Sem o trabalho do agricultor, ninguém teria nada na mesa para se alimentar”, afirmou.

O 1º Dia de Campo foi realizado pelo Sebrae-SP, ALI Rural, Senar-SP e Sindicato Rural de Jales, com apoio da Prefeitura de Palmeira d’Oeste, Embrapa, IFSP, Ceagesp, CATI e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O encontro contou ainda com patrocínio do Grupo Conpav, Bruky Energy Brasil e Sicredi.