Sebrae-SP encerra circuito de workshops do Rotas da Liderança na região de Votuporanga

39
Sebrae-SP encerra circuito de workshops do Rotas da Liderança na região de Votuporanga - Foto: Divulgação

Iniciativa passou por seis cidades com debates sobre estilos comportamentais, poder e influência na liderança empresarial.


O Sebrae-SP concluiu, nesta semana, o circuito de workshops do programa Rotas da Liderança na região de Votuporanga. A iniciativa percorreu diferentes cidades com palestras voltadas ao fortalecimento da gestão empresarial e ao desenvolvimento de competências de liderança entre empreendedores e gestores. Os workshops capacitaram gestores públicos de mais de 20 cidades do Noroeste Paulista.

O encerramento ocorreu em Votuporanga, no dia 23 de setembro, e em Magda, no dia 24, com o tema “Estratégias de Poder e Influência”. A programação começou em Santa Fé do Sul, onde também foi abordada a mesma temática, no dia 8 de julho.

As oficinas foram conduzidas pelo mediador Joel Lopes, de Birigui, que trabalhou como líderes podem ampliar sua capacidade de articulação, fortalecer redes de relacionamento e utilizar ferramentas de persuasão de maneira ética e eficaz.

“A proposta foi mostrar que o exercício da liderança vai além da gestão de tarefas, envolvendo também a habilidade de mobilizar equipes, negociar interesses e inspirar mudanças dentro das organizações”, destacou o gerente regional do Sebrae-SP Jorge Zanetti.

Na sequência, o circuito passou por Jales (29 de julho), Macaubal (14 de agosto) e Fernandópolis (20 de agosto), com workshops sobre “Estilos Comportamentais e a formação das equipes de trabalho”, onde os participantes foram convidados a refletir sobre as diferentes formas de comportamento dentro das organizações e como essas características impactam na dinâmica dos times.

“A atividade destacou a importância de reconhecer perfis individuais para potencializar talentos, reduzir conflitos e criar estratégias mais assertivas de gestão de pessoas, promovendo equipes mais coesas e produtivas”, completou Jorge.

Ainda, de acordo com o gerente, o objetivo do Rotas da Liderança é ampliar a visão estratégica dos empresários e oferecer ferramentas práticas para a gestão de pessoas e negócios. A proposta é contribuir para que empreendedores da região estejam mais preparados para enfrentar desafios de mercado e consolidar práticas de liderança em suas empresas.