Sebrae-SP capacita jovens e produtoras rurais em encontros do ‘Semeadoras do Agro’

19
Sebrae-SP capacita jovens e produtoras rurais em encontros do ‘Semeadoras do Agro’ - Foto: Reprodução

Ação realizada em Jales, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis discutiu empreendedorismo no campo e protagonismo feminino.


O Sebrae-SP promoveu nesta segunda-feira (29.set) uma série de capacitações voltadas a jovens e mulheres do campo durante os encontros do programa Semeadoras do Agro, realizados em Jales, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis, no Noroeste Paulista. A iniciativa, organizada pela Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP) e os sindicatos rurais locais, tem como objetivo estimular a liderança de jovens e feminina, e a inovação no setor agropecuário.

Criada para ampliar a participação das mulheres na agricultura, a Comissão Semeadoras do Agro atua em todo o Estado com projetos de valorização, integração e capacitação de produtoras rurais. A proposta é fortalecer o papel feminino no agronegócio, estimular a troca de experiências e o acesso a oportunidades de gestão, tecnologia e empreendedorismo.

O primeiro encontro do dia ocorreu em Jales, direcionado exclusivamente aos jovens do campo. Técnicos do Sebrae-SP apresentaram conceitos de empreendedorismo e estimularam o desenvolvimento de novas ideias para os negócios rurais.

Em Palmeira d’Oeste e Fernandópolis, a programação foi voltada às mulheres, com foco em empreendedorismo feminino. Na abertura, a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destacou a importância da mobilização.

“Costumo dizer em cada município que a gente chega, cada encontro que a gente faz, que é indiscutivelmente importante o protagonismo da mulher. Queremos ser ouvidas, respeitadas, com o direito de gerenciar e ser a mulher que nascemos para ser. Esse encontro é para isso, valorizar a nossa união e para que a gente possa romper barreiras”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae-SP Jorge Zanetti reforçou o papel do empreendedorismo como ferramenta de transformação social: “É muito importante para nós do Sebrae-SP estar aqui com vocês falando de empreendedorismo feminino. O que é ser empreendedor? Ser empreendedor é se reconhecer como protagonista da sua vida. E cada vez mais na nossa sociedade, nós vamos tendo mulheres à frente, protagonistas dos negócios, das micro e pequenas empresas, das propriedades rurais”, relatou ele.