
Com programação gratuita, a 2ª edição da Festa Junina realizada no Parque da Cultura acontece, hoje e amanhã, com shows ao vivo, quadrilha, feira de artesanato e comidas típicas
@leidiane_vicente
Com bandeirinhas coloridas tremulando ao vento, cheiro de milho verde no ar e o som inconfundível da sanfona marcando o compasso do forró, o mês de junho, no Brasil, tem sabor e alma próprios.
É tempo de Festa Junina, celebração que une fé, tradição e alegria popular em uma mistura de cores, aromas e sons que resistem ao tempo e encantam gerações. Das pequenas cidades aos grandes centros urbanos, o espírito junino se espalha como fogueira acesa, reunindo comunidades inteiras em torno da característica dança, música e culinária típica.
Hoje e amanhã, é a vez de reascender a fogueira da Festa Junina, realizada pelo segundo ano consecutivo, no Parque da Cultura. O arraial é promovido pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga.
O evento tem entrada gratuita e promete transformar o espaço em um animado festejo caipira com apresentações musicais, arrasta-pé, feira de artesanato temática de artesãos locais e o projeto “Food Parque”, que reúne trailers gastronômicos.
A programação traz elementos tradicionais das festas juninas, como sanfoneiros, violeiros e os sabores e quitutes tipicamente interioranos.
A festa é realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). A iniciativa integra o programa Difusão Cultural SP, que incentiva manifestações culturais regionais e o uso dos espaços públicos como palco para expressões artísticas e comunitárias.
Com uma estimativa de público superior a cinco mil pessoas — número registrado na edição anterior —, a expectativa da organização é de que o evento cresça ainda mais, neste ano, consolidando-se como uma das principais festas populares da cidade.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, a realização da Festa Junina no Parque da Cultura vai além do entretenimento: é uma forma de valorizar e fortalecer a identidade local por meio da arte e da tradição.
“É um espaço de vivência, transmissão e celebração da cultura popular. Um verdadeiro Parque das Artes, onde tradição e identidade ganham vida”, afirma ela.
Programação musical
Hoje (21), as 19h, a festa começa com a apresentação do sanfoneiro Domício Barbosa, que sobe ao palco com o autêntico forró tradicional, trazendo o clima nordestino para o arraial. Em seguida, as 20h, o cantor Renato Santiago assume o palco com um repertório vibrante, repleto de clássicos da música sertaneja.
Amanhã (22), as atrações iniciam mais cedo, as 18h, com a Banda Zequinha de Abreu, ícone da música instrumental de Votuporanga. Logo depois, Domício Barbosa retorna com mais forró para animar o público. Para encerrar a noite, o cantor Rodrigo Olih apresenta um show envolvente que mescla forró e sertanejo, garantindo o clima festivo até o final do evento.
SERVIÇO
Arraiá no Parque
Dia: hoje, as 19h, e amanhã, a partir das 18h
Local: Parque da Cultura
Entrada gratuita