Nesta semana, uma motociclista morreu ao ser atingida por carro em acostamento da Rodovia Euclides da Cunha, em Fernandópolis/SP. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá dicas para evitar acidentes.
Uma motociclista de 46 anos morreu depois de ser atingida por um carro, na segunda-feira (16.mai), em Fernandópolis/SP. O marido dela ficou ferido e foi socorrido.
O acidente aconteceu quando a mulher parou às margens da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e um carro invadiu o acostamento onde o casal estava.
Para evitar este tipo de acidente, o policial rodoviário federal Flávio Catarucci orienta sobre como utilizar o acostamento de maneira segura.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acostamento é a parte da via diferenciada da pista de rolamento. O local é destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver área apropriada para esse fim.
“Só pode parar no acostamento o veículo automotor que estiver em situação de emergência, ou seja, estiver quebrado, estiver com alguma pane ou alguém estiver passando mal”, explica Catarucci.
Outra situação em que é permitido parar no acostamento é quem vai fazer alguma conversão à esquerda.
“Nesse caso é obrigatório aguardar no acostamento para cruzar a rodovia e entrar à esquerda. Da mesma forma quem estiver entrando ou saindo de algum lote lindeiro, ou seja, algum lote, sítio, chácara ou fazenda às margens da rodovia.”
Flávio Catarucci ressalta ainda que é proibido ultrapassar, transitar ou parar no acostamento. A infração é considerada gravíssima e a multa pode chegar a R$ 1,5 mil.
“Se o acostamento é para parada de emergência, para uso de ciclistas ou pedestres, o condutor de veículo automotor que trafega pelo acostamento corre o risco de se envolver em acidente gravíssimo atropelando o pedestre ou ciclista, ou ainda colidindo em alguém que esteja parado no acostamento por alguma situação de emergência.”
Confira as dicas para utilizar o acostamento:
- É proibido trafegar no acostamento. O local pode ser utilizado apenas em casos de emergência;
- Havendo possibilidade, o condutor deve parar o veículo em locais onde possa ser visto, evitando curvas ou aclives;
- Quando parado no acostamento, entende-se situação de emergência. Portanto, o condutor deve utilizar o pisca-alerta;
- O triângulo é equipamento obrigatório, e deve ser utilizado sempre que o veículo estiver parado devido situações de emergência. O triângulo deve ser instalado a uma distância mínima de 30 metros do veículo.
*Informações/g1