Entre sábado (22) e domingo (23) foram registrados 7 mm de chuva. Portanto, para que não falte água neste período de seca, a Autarquia reforça à população sobre o consumo racional.
A chuva do final de semana foi insuficiente para recuperar os níveis da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, é o que afirma a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga, a Saev Ambiental. Entre sábado (22/5) e domingo (23/5) foram registrados 7 mm de chuva. Portanto, para que não falte água neste período de seca, a Autarquia reforça à população sobre o consumo racional.
A chuva de maior intensidade foi registrada há pouco mais de 40 dias, no dia 12 de abril. Naquela ocasião o pluviômetro da Saev contabilizou 14 mm de chuva.
De acordo com o Chefe do Departamento Técnico Operacional da Saev, Ralf Silva Bonfim, “neste período do ano, o nível normal da represa seria de 3.14 m, mas atualmente apresenta o nível de 1.61 m, 1.53 m abaixo do esperado para esta época”.
Atualmente, além da Represa Municipal, Votuporanga possui quatro Poços Profundos, sendo eles localizados na Zona Norte, Zona Sul, Sudeste e Oeste; Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen; e um Poço da Vila Carvalho.
Economizar água é o principal cuidado que pode ser tomado neste período:
- Tome banhos mais curtos e, sempre que possível, feche o chuveiro;
- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, mantenha a torneira fechada;
- A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;
- Reutilize a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;
- Não utilize mangueira para lavar carros ou regar plantas;
- Utilize a vassoura para limpar calçadas.