Saev Ambiental deve normalizar o fornecimento de água nesta quarta-feira

289
Chuva danifica equipamentos de captação e bairros de Votuporanga ficam sem água — Foto: TV TEM/Reprodução

Nesta terça-feira, um dos motores da Casa de Bombas, que faz a captação de água da Represa Municipal, voltou a funcionar após o reparo. Autarquia trabalha para reverter os estragos causados pelo temporal do último domingo.


As equipes da Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental) e da Prefeitura têm trabalhado ininterruptamente desde o temporal do último domingo (5.mar) para restabelecer o abastecimento de água no município, principalmente na área central e na região norte.

Segundo a autarquia, na tarde desta terça-feira, um dos motores da Casa de Bombas, que faz a captação de água da Represa Municipal, voltou a funcionar após o reparo.

A expectativa é de que os sistemas de abastecimento voltem a operar com regularidade na manhã desta quarta-feira, porém, ocasionalmente com baixa pressão nas torneiras até que todos os reservatórios encham em todos os bairros da cidade.

A Saev Ambiental aguarda também a conclusão de outros reparos em equipamentos danificados por conta da chuva e das descargas elétricas.

Em nota, a autarquia “agradece novamente a compreensão de toda a população e reforça a importância do uso consciente da água.”

De acordo com a Defesa Civil, no último domingo, choveu cerca de 130 mm em pouco mais de uma hora. Além da represa, outros locais foram afetados, como a Santa Casa e unidades escolares. Apesar disso, não houve registro de feridos.

Orientações preventivas da Defesa Civil

As fortes chuvas são comuns nesta época do ano, por isso, a Defesa Civil alerta sobre a manutenção de alguns cuidados como manter calhas sempre limpas; não acumular lixo nem entulhos nas ruas para não prejudicar o escoamento das águas; manter árvores podadas regularmente; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e ruas; e desligar e desconectar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios.

Em casos de queda de árvores ou situações relacionadas a ocorrências desta natureza, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.