Rio Tietê vira ‘tapete verde’ ao ser tomado por aguapés

1027
Fotos enviadas por moradores mostram Rio Tietê verde e peixes mortos em Novo Horizonte — Foto: Arquivo pessoal

Moradores e pescadores de Novo Horizonte/SP encontraram a água de cor verde e peixes mortos. As aguapés são plantas aquáticas que afetam o oxigênio das águas e criam condições não adequadas para animais.


Moradores e pescadores de Novo Horizonte/SP enviaram fotos nesta terça-feira (23.jan), que mostram a cor verde da água e peixes mortos. As aguapés são plantas aquáticas que afetam o oxigênio das águas e criam condições não adequadas para animais.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), as plantas aquáticas, que se reproduzem de forma rápida, são conhecidas por “invadirem” o rio. Elas precisam ser controladas, pois trazem preocupações.

Entre elas, os aguapés afetam o oxigênio das águas e criam condições não adequadas para os peixes, o que pode causar a mortandade. A proliferação intensa dificulta também a navegação.

As florações de microalgas, de acordo com a agência, são decorrentes do enriquecimento do ambiente hídrico por nutrientes, principalmente o fósforo e nitrogênio. Em ambientes com água parada, como reservatórios de hidroelétricos, o fenômeno pode ser acentuado.

Ainda conforme a Cetesb, a agência ambiental de São José do Rio Preto/SP esteve no manancial, constatou a presença das algas, mas não encontrou peixes mortos. “No momento da vistoria não foram encontrados peixes mortos e o oxigênio dissolvido detectado em campo estava em torno de 7,6 mg/l; considerado normal”, diz a nota da Cetesb.

*Com informações do g1