Renovando Vínculos e Preparando Caminhos: Um Brinde às Férias dos Educadores

878
Alberto Martins Cesário, professor e escritor - Foto: Reprodução

Olá caros leitores,

Se acomodem na poltrona, peguem uma xícara de café (ou chá, se preferirem) e vamos conversar sobre algo muito importante, o autocuidado. Sim, nós professores entramos em um período muito esperado, o final do primeiro semestre e o tão esperado e merecido descanso das férias, depois de um tempo intenso de aprendizado, desafios e momentos marcantes com nossos alunos.

Durante esses meses, fomos não apenas educadores, mas guias, conselheiros e, às vezes, até mesmo heróis improvisados na jornada educacional de nossos queridos estudantes. Desde os primeiros passos na alfabetização até as complexas lições de matemática, compartilhamos risos, frustrações e muita, muita inspiração.

As salas de aula foram palco de histórias que vão além dos livros didáticos. Foram lágrimas de alegria quando um aluno finalmente compreendeu um conceito difícil, abraços apertados que curaram sentimentos tristes, e o brilho nos olhos quando vimos o orgulho nos rostos dos que conquistaram suas próprias vitórias. Cada dia foi uma dança entre desafios inesperados e momentos de pura gratificação, nos lembrando constantemente por que escolhemos essa profissão única.

Agora, com as férias, é hora de pausar e refletir sobre o que passamos. É tempo de recarregar as energias, cuidar de nós mesmos como cuidamos dos nossos alunos. Este é o momento para dormir até mais tarde, ignorar os despertadores impiedosos que nos arrancam dos sonhos para a realidade. Vamos mergulhar em hobbies que ficaram de lado, ler pelo prazer, ou simplesmente não fazer nada além de contemplar o horizonte.

Entretanto, não podemos negar que também é um período para avaliar nossas práticas, aprender com nossos erros e planejar novas estratégias. Como podemos melhorar a forma como ensinamos? Que novos métodos podemos explorar para engajar ainda mais nossos alunos no próximo semestre? São perguntas que merecem nossa atenção durante esse intervalo, para que possamos voltar revigorados e prontos para enfrentar os desafios que virão.

Mas não se enganem, colegas. As férias são também sobre conectar-se com aqueles que compartilham nossas lutas e triunfos. É sobre rir das histórias que só professores entendem, sobre apoiar uns aos outros e lembrar que somos uma comunidade unida por um objetivo comum: educar e inspirar.

Imaginem só: durante este tempo, sendo desbravadores de sonhos e descobertas dos nossos estudantes. Desde ensinar até explicar os mistérios de um paralelo chamado educação (ou tentar, pelo menos). E no meio disso tudo, muitos de nós esquecemos de uma disciplina importantíssima: nós mesmos.

Então, aqui estamos, no início das férias escolares. É o momento de parar, respirar fundo e lembrar por que escolhemos ser professores. É também o momento de cuidar de quem cuida.

Agora, mais do que nunca, se desconecte um pouco das rotinas que o trabalho te proporciona e permita que seus corpos recuperem o ritmo natural do sono. Durma até tarde, se desejar, tome aquele café da manhã lento e demorado que tanto ama, sem se preocupar com o toque do sino.

Além disso, vamos colocar  nosso corpo para trabalhar, estou falando dos exercícios físicos. Sim, é importante cuidar da saúde do corpo, e durante estas férias, que façamos isso de maneira divertida. Dançar na cozinha ao som da nossa playlist favorita, caminhar em um parque tranquilo ou até mesmo nadar em águas calmas. Movimentar-se de uma maneira que faça nossos corações sorrirem.

E que tal nos reconectar com a arte de simplesmente ser? Leia aquele livro empoeirado na estante só pelo prazer de ler, assista a um filme sem se preocupar com lições de casa ou até mesmo desenhar algo que não seja um diagrama de sala de aula.

Ah, e não se esqueçam dos momentos preciosos com a família e amigos. Organizem um encontro com os amigos para compartilhar histórias engraçadas ou simplesmente rir juntos. Porque, afinal, ninguém entende melhor as nossas alegrias e desafios do que aqueles que apoiam nossa jornada.

Então, caros colegas, vamos aproveitar este tempo para cuidar de nós mesmos tanto quanto cuidamos dos nossos alunos. Vamos recarregar as baterias, reabastecer nossas mentes e corpos para o próximo semestre. Porque quando voltarmos à sala de aula, estaremos prontos para inspirar, ensinar e continuar a fazer a diferença nas vidas dos nossos alunos.

Assim, enquanto estamos temporariamente longe de nossas salas de aula, vamos levantar nossas xícaras (ou canecas de café) em um brinde merecido. Brindemos à jornada que fizemos até aqui, aos desafios superados e às conquistas alcançadas. E que as férias sejam não apenas um período de descanso, mas também de renovação e preparação para o que está por vir.

Até breve, e que estas férias sejam um período de renovação e reflexão para todos nós.

*Alberto Martins Cesário, professor e escritor