Quer votar este ano? Prazo para regularizar título termina em maio. Confira o passo a passo

433
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cidadãos tem até o dia 4 de maio para solicitar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar.


Quem quiser votar na eleição presidencial de 2022 tem até o próximo dia 4 de maio para tirar o seu título de eleitor pela primeira vez ou resolver pendências com a justiça eleitoral. 

Cabe lembrar que se você tiver mais de 18 anos é obrigatório tirar o documento, que só é facultativo aos maiores de 16 anos.   

O primeiro turno da eleição, que vai eleger presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais, acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontece no dia 30 de outubro. 

De acordo com a lei das eleições, n° 9.504/91, os eleitores têm prazo de 150 dias até o próximo pleito para resolver questões como mudança de domicílio eleitoral ou justificativa de ausência na última eleição. O processo pode ser feito no sistema Título Net, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Caso tenha alguma pendência que necessite do pagamento de alguma multa, é possível também gerar um Guia de Recolhimento da União (GRU) e regularizar pela internet. O valor da multa varia de R$1,05 até R$ 3,51 por cada turno para quem não foi votar e nem justificou.   

Confira o passo a passo para tirar seu título pela internet 

Acesse o “Título Net”;

Selecione o seu Estado e clique em próximo; 

Confira as informações sobre os documentos necessários para a emissão do título; 

Depois preencha seus dados pessoais e anexe alguns documentos; 

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso); 

Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência);  

Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver);  

Para homens: comprovante de quitação do serviço militar; 

Tire uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera;

É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros; 

As imagens obrigatoriamente devem estar totalmente legíveis, com o tamanho máximo de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG. 

Você poderá acompanhar o seu requerimento aqui.