Projeto da Unifev destina hortaliças para entidades de Votuporanga

19
Projeto da Unifev destina hortaliças para entidades de Votuporanga - Foto: Reprodução

Os Núcleos de Valorização do Meio Ambiente e Responsabilidade Social distribuíram cerca de 240 pés de alface crespa, cultivados por hidroponia na estufa agrícola da Cidade Universitária.


O Projeto “Hortaliças hidropônicas”, uma parceria entre o Núcleo de Valorização do Meio Ambiente (NVMA) e o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Unifev, repassou aproximadamente 240 pés de alface crespa a quatro entidades assistenciais de Votuporanga na manhã desta quarta-feira (29/10). As associações beneficiadas foram: Lar Celina, Casa da Criança; Caminho de Damasco e Abrigo de Luz.

As hortaliças entregues foram cultivadas por alunos dos cursos de Engenharia Agronômica (Agronomia) e Medicina Veterinária na estufa agrícola da Cidade Universitária utilizando o sistema hidropônico – um método sem solo, no qual as raízes recebem nutrientes diretamente da água e minerais.

De acordo com o coordenador do NVMA, Prof. Dr. Juliano Costa da Silva, o objetivo da ação foi estimular a preservação ambiental por meio de práticas sustentáveis de cultivo. “Na hidroponia, priorizamos técnicas sem uso de solo ou substrato, produzindo alimentos de qualidade sem a utilização de defensivos agrícolas. Além disso, ao final de cada ciclo de colheita, direcionaremos as hortaliças a mais entidades, ampliando o número de beneficiados”, destacou.

A coordenadora do NRS, Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune, ressaltou que a Instituição se beneficia de duas maneiras diferentes com a realização da iniciativa. “Primeiro, pelos ensinamentos práticos que os alunos adquirem no cultivo dos alimentos. Em segundo, pelo lado social, com a produção de hortaliças sendo destinada aos assistidos pelas entidades beneficentes de nossa cidade”, concluiu.

↘️Acesse o link e faça parte do grupo Diário de Votuporanga no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hkh4GQgDoFOCrK7tt5jfnG?mode=wwt