
Profissionais de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado ampliam repertório pedagógico com foco em práticas inclusivas.
Na última terça-feira (17.jun), professores de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado (AEE), participaram de uma importante ação de formação continuada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista.
A equipe de profissionais foi acompanhada pelas servidoras, Elizabete Alves de Oliveira Moraes, supervisora de Ensino; Tatiane Rocha de Melo, assistente técnico Educacional de Educação Física; e Juliana Vieira Lacerda, assistente Técnico Educacional do departamento de AEE.
Durante a programação, os educadores realizaram visita guiada às instalações do CPB, participaram de palestras com especialistas da área e vivenciaram, na prática, modalidades adaptadas, como o vôlei sentado. As experiências proporcionaram subsídios teóricos e práticos que possibilitam o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas, com foco na valorização da diversidade e no respeito às diferentes formas de aprendizagem.
A comitiva retornou a Votuporanga com novas inspirações e propostas pedagógicas voltadas à educação paralímpica no ambiente escolar, reforçando o compromisso com a construção de escolas mais acolhedoras, participativas e inclusivas.
Secretaria de Educação com o Comitê Paralímpico
A formação no CPB integra o Programa de Educação Paralímpica, ao qual a Secretaria Municipal da Educação aderiu oficialmente em abril deste ano. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos docentes sobre o universo paralímpico, promovendo um olhar inclusivo sobre o corpo em movimento, considerando aspectos como equilíbrio, coordenação motora, integração com o espaço e estímulos sensoriais.
Por meio dessa parceria, os profissionais da rede municipal têm acesso a cursos de formação contínua, oferecidos também pela plataforma CPB, o que garante qualidade, inovação e enriquecimento do repertório pedagógico.