A iniciativa do vereador visa a construção de um memorial alusivo, na Praça da Matriz, às vítimas votuporanguenses e aos profissionais da saúde que trabalharam durante a pandemia.
Durante a 37ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, desta segunda-feira (16.out), o vereador Professor Djalma (Podemos) apresentou um projeto que visa homenagear todas as vítimas da Covid-19 no município.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca a construção de um memorial na Praça da Matriz, onde também seriam eternizados os nomes dos profissionais da saúde que trabalharam durante a pandemia.
Na tribuna da Casa, Professor Djalma explicou que a ideia surgiu de um grupo de moradores, encabeçados pelo psicólogo Vinicius Schumaher. O lema da iniciativa é: “Porque não somos um número, somos amor, somos história, somos memória”.
O vereador afirmou que o intento busca celebrar a memória dos que faleceram em decorrência da Covid-19, que foi um marco na história mundial, visto o grande número de mortes de forma drástica, onde não pôde haver despedidas, velórios adequados, despedaçando famílias.
Para Djalma, é importante oferecer aos familiares e amigos, um espaço de acolhimento, reencontro, reflexões e cerimônias para abrigar o luto tardio, silenciado e sufocado, deixado pela Covid-19.