Guia traz orientações para empresas e consumidores.
O Procon de São Paulo, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, lançou nesta segunda-feira (21.mar) uma cartilha de enfrentamento ao racismo no comércio. O guia traz orientações para empresas e consumidores sobre como agir e como combater casos de racismo no ambiente comercial, como lojas e supermercados.
“Este é mais um avanço para combater a discriminação racial e agora no comércio. Defender o consumidor é o objetivo dessa cartilha do Procon-SP Racial, que visa enfrentar principalmente o racismo velado, aquele onde o consumidor é seguido em um estabelecimento apenas por causa da cor de sua pele”, disse o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.
A cartilha destaca que o racismo é uma violência contra a dignidade da pessoa humana; que nas relações de consumo ele constitui crime inafiançável e imprescritível; que nenhuma pessoa pode sofrer preconceito em razão da cor de sua pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
“Em nosso governo, todas as vozes são ouvidas, sem nenhuma restrição. Estamos lançando essa cartilha para orientar as empresas e os consumidores sobre como agir e como combater casos de racismo e também como procurar apoio psicológico e jurídico após essas situações”, afirmou Doria.
A cartilha tem o apoio da Fecomercio, APAS (Associação Paulista de Supermercados), IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e Universidade Zumbi dos Palmares.
Informações sobre a cartilha e como fazer denúncias sobre racismo no ambiente comercial estão disponíveis no site do Procon-SP. https://www.procon.sp.gov.br/procon-racial/