Idosos participaram de baile de Carnaval no CCI, além de oficinas e grupos nas unidades de Assistência Social.
Durante esta semana, a Prefeitura de Votuporanga vem oferecendo diversas atividades de integração social aos idosos atendidos de secretarias e serviços gratuitos através da maior festa popular do Brasil: o Carnaval.
Com o foco de estimular a socialização, o fortalecimento de vínculos e a convivência em grupo, as atividades também são importantes para resgatar a cultura popular, oferecendo aos idosos atendidos muita música com as tradicionais marchinhas carnavalescas, além de danças e diversão.
A festa teve início na tarde de terça-feira (25.fev), com o tradicional baile de Carnaval no CCI (Centro de Convivência do Idoso) “Francisco Pignatari”, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Os idosos participaram de um baile com a presença da Corporação Musical Zequinha de Abreu, que apresentou um repertório completo com as tradicionais marchinhas de carnaval.
Estiveram presentes o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba, e o vice, Luiz Torrinha; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba; e os secretários municipais de Esportes e Lazer, Marcello Arenas Stringari; da Cultura e Turismo, Janaína Cristina da Silva; e de Assistência Social e Desenvolvimento Social, Meire Azevedo, e também o vereador Emerson Pereira.
Em sua fala, o prefeito Jorge Seba destacou que o Carnaval não é apenas uma época de folia, mas uma oportunidade valiosa para promover a socialização, a alegria e o bem-estar dos idosos atendidos pelos serviços gratuitos da Prefeitura de Votuporanga. “Para muitos de nossos idosos, essa é uma chance de reviver memórias, fazer novas amizades e se divertir em um ambiente acolhedor e festivo”, falou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, agradeceu a presença de todos e disse ser gratificante ver os idosos dançando, sorrindo e se envolvendo nas celebrações, o que contribui significativamente para a saúde emocional e mental.
A Corte Real também marcou presença e interagiu com o público. O Rei Momo Ricardo Diaz e a Rainha Nadya Martins aproveitaram o momento para mostrar samba no pé e simpatia com a terceira idade.
Atividades resgatam autoestima dos idosos
Um dos fatores que contribui para que a terceira idade esteja cada vez mais ativa é o reconhecimento e adesão dos idosos às políticas públicas ofertadas pela Prefeitura de Votuporanga.
A aposentada Mara Dominical, 63 anos, encontrou no CCI um espaço de apoio e integração social para enfrentar um momento desafiador na sua saúde. Ela passou a fazer aulas de zumba e alongamento, o que proporcionou transformação e autoestima.
“O grupo é muito acolhedor, as pessoas são animadas, só me faz bem. E o mais importante: tudo é gratuito, temos um respaldo muito grande pela Prefeitura em nos oferecer estes benefícios”, disse.
Ana Maria Carvalho, 70 anos, está no CCI há 10 anos. Ela já participou do JORI (Jogos Regionais do Idoso), levando a força da terceira idade de Votuporanga. Em sua opinião, frequentar a unidade traz socialização e provoca os idosos a saírem da sua zona de conforto. “Aqui a socialização é a base de tudo. Conversamos, compartilhamos histórias, enfim, um grupo de amizade saudável”, falou.
Outras unidades
Os idosos atendidos nas unidades da Secretaria da Assistência Social e Desenvolvimento Social também terão a oportunidade de participar de grupos e oficinas socioeducativas durante a semana.
Na quinta-feira (27), será a vez das famílias atendidas do CRAS Norte e idosos do CCI “Walter Guerche”; já na sexta-feira (28), o público atendido pelos CRAS Leste e Oeste, juntamente com os idosos e familiares do CCI “Walter Guerche”, se juntam para comemorar no CRAS Leste; além disso, os idosos do CDI (Centro dia do Idoso) também se reúnem para atividades culturais focadas no resgate de carnavais de época, danças e marchinhas carnavalescas.