
Profissionais da rede municipal participarão de curso EAD e palestras sobre psicomotricidade e habilidades motoras para alunos com deficiência.
A Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Votuporanga assinou a adesão ao Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em reunião com profissionais da rede municipal da noite da última terça-feira (1º.abr), na sala de cinema do Parque da Cultura. O ato contou com a presença do prefeito Jorge Seba e também do secretário da Educação, Marcelo Batista, além do representante do Comitê e Coordenador do Programa, David Farias.
A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o esporte paralímpico no município e garantir que professores da rede pública municipal tenham acesso à capacitação de qualidade para promover o esporte como ferramenta de inclusão.
Por meio dessa parceria, o Comitê Paralímpico Brasileiro disponibiliza cursos de formação, garantindo que professores de Educação Física e especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE) estejam preparados para ensinar modalidades paralímpicas.
Durante o mês de julho, os professores de educação física e os especialistas em AEE participarão de um curso de Educação a Distância (EAD) com foco em educação paralímpica. Além disso, serão realizadas palestras abordando temas como psicomotricidade e habilidades motoras para alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O objetivo do programa é proporcionar aos docentes um aprofundamento no conhecimento sobre o corpo em movimento, de forma inclusiva, compreendendo as diferentes formas de integração com o espaço, equilíbrio, coordenação e estímulo. A iniciativa busca ampliar o olhar sobre a educação física e o movimento, promovendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos.
Na ocasião, também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; o vereador Dr. Leandro, representando o deputado Carlão Pignatari; a vereadora Natiele Gama, representando a Câmara Municipal; Osvaldo Gastaldon, representando a Unifev; e a supervisora de Ensino da Secretaria, Elizabete Alves de Oliveira Moraes.
O prefeito destacou sobre a importância desse feito para formação dos educadores. “Acreditamos que a educação é um direito de todos e a inclusão é um pilar fundamental da nossa gestão. Ao aderir ao Programa de Educação Paralímpica, estamos investindo na qualificação dos nossos professores e na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos e, quem sabe, descobrir mais talentos e descobrir outras habilidades.”
Marcelo Batista, secretário da Educação, estendeu seus cumprimentos aos professores que desempenham um excelente trabalho com as crianças. “Este programa representa um marco importante para a educação em Votuporanga. Ao proporcionar aos nossos professores o conhecimento e as ferramentas necessárias para atender às necessidades específicas de cada aluno, estamos construindo um futuro mais justo e igualitário.”
Representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias, finalizou agradecendo a receptividade da equipe de educação e o acolhimento ao programa. “É com grande satisfação que venho à cidade para firmar esse compromisso, com as crianças com deficiência e a formação dos envolvidos, em um processo que todos ganham. Acreditamos que a educação é um poderoso instrumento de transformação social, e este programa representa um passo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.”
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/Deqmq7p7j49FUBG3NJpLPQ