
Iniciativa prevê educação e conscientização, buscando envolver toda a comunidade; caso não haja mudança de comportamento, haverá notificação.
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal, iniciou um trabalho conjunto com órgãos de segurança para reforçar medidas para coibir a presença de cães soltos em vias públicas. A iniciativa prevê educação e conscientização, buscando envolver toda a comunidade a não deixar cachorros soltos nas vias. Caso não haja mudança de comportamento, haverá notificação.
A reunião contou com a presença do vereador Sargento Moreno (PL), representando a Câmara Municipal, além do sargento da Polícia Militar, Valim; do sargento da Polícia Ambiental, Laércio; dos servidores da Saev Ambiental, Daniele Pupim Vignoto e Vinícius Nakabashi; da representante institucional da Neoenergia Elektro, Dulce Cunha; e dos voluntários Odair Caporalini e Kleber Troiani.
O secretário de Bem-Estar Animal, Leonardo Brigagão (Chandelly), destacou que neste ano já foram realizadas mais de 200 notificações a proprietários que deixam seus animais soltos pelas ruas: “É proibido permitir que os animais circulem sem supervisão. Além de colocar em risco crianças, idosos, trabalhadores e pedestres, os cães podem provocar acidentes de trânsito. Isso configura irresponsabilidade do tutor e precisa ser combatido”, ressaltou.
Chandelly explicou que a fiscalização será intensificada, mas sempre acompanhada de campanhas educativas. Entre as propostas está a inclusão de mensagens de conscientização nas contas da Saev Ambiental e também nos carnês de IPTU.
Outro ponto debatido foi o apoio de profissionais que trabalham diariamente nas ruas, como equipes da Saev Ambiental e da Neoenergia Elektro, que muitas vezes se deparam com animais soltos. Nesses casos, eles poderão enviar fotos e informações diretamente para a Secretaria de Bem-Estar Animal, via WhatsApp, para que a equipe adote as medidas necessárias, incluindo notificações ou até mesmo o acionamento da Polícia Militar.
O secretário também lembrou que leis municipais, estaduais e federais amparam as ações de fiscalização e reforçou que os munícipes que insistirem em deixar os animais soltos serão notificados, inclusive por correspondência.
“Queremos reforçar que a denúncia é uma ferramenta importante. A população pode colaborar registrando animais soltos pelo aplicativo Conecta Votuporanga ou pelo WhatsApp da Secretaria (17) 99655-7592. Juntos, poder público e comunidade, podemos transformar nossa cidade em um lugar mais seguro e respeitoso tanto para as pessoas quanto para os animais”, completou Chandelly.