Prefeitura anuncia a contratação de dez novas equipes de Saúde da Família 

350
Foto: Prefeitura de Votuporanga/Reprodução

Administração anunciou também a ampliação no número de consultas, médicos e no horário de atendimento das Unidades de Saúde; estimativa é ampliar em mais de quatro mil as consultas mensais.


O prefeito Jorge Seba (PSDB) anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (14.out), no Parque da Cultura, a ampliação na prestação de serviços na área da saúde em Votuporanga. Com objetivo de atender o maior número de pessoas com qualidade e eficiência, 10 novas equipes integrarão o programa “Estratégia Saúde da Família” (ESF) que, juntas a outras já em exercício, realizarão aproximadamente 50 mil consultas anuais, concluindo assim após 20 anos, uma cobertura de 100% de serviço ofertado à população. 

À imprensa, Seba apresentou o novo horário de atendimento dos Consultórios Municipais, que passam a ficar abertos 12 horas por dia, das 7h às 19h. Além disso, o número de consultas médicas deverá passar de cerca de 13.670 mil para aproximadamente 17 mil já que também haverá, através do programa de saúde familiar, a inclusão de mais de 50 profissionais na rede de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. 

Com as mudanças que já estão sendo implantadas em algumas unidades e previsão de que até o final de outubro todos os Consultórios já estejam funcionando com maior capacidade de atendimento, a soma da jornada de horas médicas diárias, passou de 176 horas para 256 horas. Além disso, na prestação de serviço odontológico, haverá mais 16 horas. 

Dos 16 Consultórios Municipais que Votuporanga possui, 14 abrirão de forma estendida das 7h às 19h. As unidades do bairro São Cosme e a de Simonsen, embora permanecerão com o horário de funcionamento das 7h às 17h, também contarão com equipe médica de 8 horas por dia. Portanto, o horário da unidade no bairro São Cosme, será das 7h às 19h às segundas e quintas-feiras e, toda terça, quarta e sexta-feira, das 7h às 17h; em Simonsen o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O prefeito Seba destaca a importância do novo modelo implantado na área da saúde municipal. “Essa mudança é um salto muito significativo para a saúde e bem-estar da população, pois, de acordo com a Secretaria da Saúde, a estimativa é ampliar em mais de quatro mil as consultas mensais e outro aspecto muito importante que está ligado diretamente a esse serviço, é a participação da própria população. É preciso ter consciência de que o simples fato de uma desistência sem aviso prévio interfere e prejudica toda uma organização que é pensada e feita para ela própria por isso, é muito importante o comparecimento e quando não puder, avisar com antecedência e assim passar adiante a oportunidade a outra pessoa que também está aguardando”.