As tentativas de seguir um plano alimentar e as diversas intervenções nutricionais podem comprometer os resultados esperados para conseguir o peso ideal a longo prazo.
Existem alguns períodos do ano em que as pessoas se dedicam mais às dietas e os momentos em que esse costume vai se perdendo. A maior descontinuação do tratamento, principalmente entre pessoas com obesidade, acontece, normalmente, entre o final de dezembro e janeiro.
Mas, por que esse fator acontece? O que leva as pessoas a reduzirem a busca por mudanças e se acomodar com a dieta? O maior motivo é por conta da desmotivação após as festas de fim de ano e dos exageros alimentares nas comemorações, por isso é comum engordar de 2 a 3 quilos nessa época.
Quando falamos em tratamento de obesidade, as tentativas de seguir um plano alimentar e as diversas intervenções nutricionais podem comprometer os resultados esperados para conseguir o peso ideal a longo prazo. É como se fosse um ciclo vicioso, onde o paciente faz sua tarefa para perder peso em um período, mas depois relaxa sua atenção e acaba ganhando gordura em dobro, o que gera uma baixa autoestima e um desestímulo constante.
Comece o ano diferente: saiba como voltar ao peso ideal!
Se você está desanimado para voltar ao seu peso, coloque em sua mente que o mais importante não é a perda de gordura, mas sim a recuperação e manutenção da sua saúde. É sobre ter um estilo de vida que você ame, que não seja um sacrifício e que você saiba equilibrar todas as esferas da sua rotina, sem precisar se sacrificar do que você mais gosta.
Marque sua consulta com seu nutricionista e retorne aos poucos ao seu cotidiano saudável ou inicie aquele tratamento para emagrecer acreditando que os resultados serão mais fáceis de alcançar!
*Informações/g1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”