Polícia Civil abre inquérito para investigar abuso de autoridade após vídeo revelar agressão de PMs contra homem em José Bonifácio 

783
PM investiga conduta de policial flagrado espancando homem com chutes durante abordagem em José Bonifácio — Foto: Arquivo pessoal

Medida foi tomada depois que o delegado responsável pelas investigações ouviu os policiais e o homem que sofreu as agressões. Corporação informou que afastou o tenente e o sargento envolvidos no caso. Vídeo flagrou momento em que homem é agredido durante abordagem.


A Polícia Civil de José Bonifácio/SP instaurou inquérito na manhã desta quarta-feira (8.mai) para investigar a agressão de dois policiais militares a um homem, de 26 anos, durante uma abordagem na tarde de terça-feira (7). Durante as investigações serão analisados os crimes de abuso de autoridade e lesão corporal. Um vídeo feito por uma testemunha mostra o momento da agressão.

De acordo com o delegado responsável pelo inquérito, Marco Antônio de Oliveira, o tenente, de 37 anos, e o sargento, de 36, e o homem que aparece apanhando já foram ouvidos. Os dois policiais já foram afastados das funções, informou a PM, que também investiga o caso.

“Nós ouvimos os dois policiais militares que fizeram a abordagem e também o homem que sofreu a agressão. Algumas testemunhas também prestaram depoimento. Agora estamos aguardando o exame de corpo de delito do jovem”, explica Oliveira.

A abordagem teria ocorrido poucas horas depois que a Polícia Militar recebeu uma ocorrência de um roubo a uma propriedade rural, na madrugada de terça-feira. Pelas características passadas, o homem agredido seria suspeito do crime.

Segundo a Polícia Civil, um trabalhador do sítio roubado, de 51 anos, foi abordado por dois homens encapuzados, um deles estava armado.

“Os suspeitos entraram pelos fundos. A vítima foi trancada em um dos quartos da propriedade rural. Em seguida, os bandidos roubaram dois televisores e uma peça de computador. Depois fugiram. Nós suspeitamos que havia um terceiro elemento que teria atuado como comparsa e estaria em um carro, aguardando os ladrões para que eles fugissem”, conta Marco.

Em depoimento, o jovem que foi agredido pela PM disse ao delegado que não praticou o roubo.

“Ele nega que tenha roubado a propriedade rural. Nós estamos analisando as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar todas as características dos criminosos. Por enquanto não conseguimos chegar a uma conclusão final sobre a identidade dos suspeitos.”

O jovem já tinha passagem pela polícia por porte de entorpecente. Os policiais militares disseram a Marco Antônio que o suspeito tinha fugido de duas abordagens policiais.

“O tenente e o sargento me relataram que suspeitaram do jovem e fizeram a abordagem. Ele demonstrou resistência e fugiu por duas vezes. Durante a terceira abordagem que ocorreu nesse estabelecimento comercial, onde foram feitas as imagens, houve a luta corporal. Ainda de acordo com os policiais, eles precisaram fazer uso de força física moderada para quebrar resistência do autor”, finaliza o delegado.

A Polícia Civil também vai encaminhar o caso para o poder judicial e para a Comando da Polícia Militar.

A PM ressaltou que as imagens sugerem um comportamento inaceitável e que, por isso, também vai instaurar um inquérito para apuração.

*Com informações do g1