Polícia Ambiental prende caçador por porte ilegal de arma de fogo  

468
Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Flagrante ocorreu próximo ao rio São José dos Dourados, em Marinópolis/SP; homem pagou fiança e responderá em liberdade.


Neste final de semana um homem foi preso pela Polícia Militar Ambiental por porte ilegal de arma de fogo e caça nas proximidades do rio São José dos Dourados, em Marinópolis/SP.

De acordo com apurado, os policiais realizavam patrulhamento em decorrência da operação Paz e Proteção, quando próximo de uma área de preservação permanente de uma propriedade rural observaram um veículo estacionado, exatamente, no local visado pela prática de caça de animais silvestres.

Em seguida, os policiais ambientais desembarcaram da viatura e seguiram o rastro deixado pelo motorista do carro, no sentido ao rio, porém, ao adentrar no fragmento florestal, localizaram um homem portando uma arma de fogo, calibre .22 e uma sacola. Após a abordagem, os agentes encontraram 20 munições para a arma, uma faca, um facão, corda e diversos petrechos para caça. Ainda pela área, os policiais encontraram uma armadilha de ferro, armada e pronta para capturar animais silvestres. 

Questionado sobre documentos pessoais, o homem alegou que não possuía no local; já na casa dele que fica na mesma propriedade, os policiais visualizaram no quintal um viveiro artesanal com dois Papagaios-verdadeiros aprisionados. 

Já sobre a arma que seria utilizada para caçar, o homem afirmou que não possuía documentação; assim como não possuía também CTF (Cadastro Técnico Federal) para a prática de caça. 

Diante do constatado, o homem foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia de Jales/SP, onde foi ouvido, pagou fiança estipulada em R$ 1 mil e foi liberado para responder em liberdade. 

Já as aves foram apreendidas e permaneceu depositadas nos viveiros em que se encontravam, uma vez que não foi possível transferi-las para um zoológico no momento. O homem também foi autuado em R$ 1,5 mil por caçar e ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.