Ocorrências foram registradas em Santa Fé do Sul/SP, Ilha Solteira/SP e Rubinéia/SP.
Na última quarta-feira (22.fev), policiais militares ambientais intervieram em ocorrências nos municípios de Santa Fé do Sul/SP, Ilha Solteira/SP e Rubinéia/SP.
Em patrulhamento por Santa Fé do Sul, a corporação flagrou um pescador que transportava 14 quilos de peixes das espécies porquinho e tilápia sem comprovante de origem e excedendo em quatro quilos de pescado pelo limite de captura e transporte de espécies com finalidade de consumo próprio por pescador amador é de 10 kg mais um exemplar para pesca em águas continentais e estuarinas sendo o pescador autuado em R$1.080,00.
Em Rubinéia, policiais militares ambientais surpreenderam dois indivíduos pescando pelo método conhecido como fisga que é proibido a qualquer tempo na bacia hidrográfica do rio Paraná, nesse caso estavam pescando utilizando dois arbaletes e um slead bean; sendo que já tinham pescado 5,150 quilos da espécie tilápia e tucunaré. Eles foram autuados em R$ 4.412,00.
Já durante policiamento náutico pelo rio São José dos Dourados, em Ilha Solteira, os policiais ambientais visualizaram três indivíduos em uma embarcação próximo à margem do manancial e ao iniciar a aproximação para a abordagem e fiscalização, os suspeitos empreenderam fuga em meio a vegetação densa às adjacências, abandonando seus pertences.
Porém, a equipe notou a existência de dois animais da fauna silvestre nativa da espécie “capivara” abatidos ao lado da embarcação abandonada. Os policiais ambientais adentraram na área de vegetação para localizar os indivíduos, porém eles não foram encontrados.
De volta a embarcação, os policiais encontraram nas proximidades, uma munição para calibre .32, intacta, na parte interna do barco, bem como diversos apetrechos utilizados para a caça de animais silvestres e pesca irregular.
Dentre os materiais encontrados, chamou a atenção dos policiais uma chave de um GM/Kadett, que alertou a possível existência do veículo pertencente aos indivíduos e que empreenderam fuga anteriormente. O carro foi localizado com um reboque/carretinha (transporte de carga aberta).
Diante dos fatos, os objetos foram apreendidos, inclusive o barco e o veículo. Ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia de Ilha Solteira.