Polícia Ambiental deflagra operação Piracema Fontes de Comércio 

890
Polícia Ambiental deflagra operação Piracema Fontes de Comércio - Foto: Reprodução

Ação ocorreu nesta quarta e quinta-feira com finalidade proteger os peixes da bacia hidrográfica que estão no período de reprodução natural.


Nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de novembro, a Polícia Militar Ambiental deflagrou a Operação Piracema/Fontes de Comércio com finalidade de proteger os peixes da nossa bacia hidrográfica que estão no período de reprodução natural.

Para tanto a Polícia Ambiental realizou, na região de Votuporanga, inúmeras ações de policiamento ambiental com o fim de fiscalizar estoques de atividade pesqueira, como locais de armazenamento dos pescadores profissionais e também os estabelecimentos de distribuição e de comércio varejista, tais como: peixarias, mercados, bares e restaurantes. 

Ao todo foram fiscalizados 46 locais e as principais irregularidades encontradas foram estoques sem declarações e declarações divergentes, resultando na lavratura de 17 autos de infrações ambientais valorados em aproximadamente R$ 20.500,00 de multas e apreensão de 175 kg de pescado, os quais após avaliados sua aptidão para o consumo foram destinados às entidades filantrópicas da nossa região.

De acordo com a Instrução Normativa Ibama nº 25, de 01 de setembro de 2009, os pescadores profissionais e os estabelecimentos pesqueiros tiveram até o segundo dia útil após o início do defeso para efetuar a declaração de seus estoques à Polícia Ambiental.

O período de Piracema se encerra no dia 28 de fevereiro de 2024 e a Polícia Militar Ambiental continuará realizando durante todo esse período ações de proteção a fauna ictiológica.