Com início nesta sexta-feira (1º.nov), período veda a captura de peixes das espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraná.
O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental alerta para o início da Piracema. A partir desta sexta-feira (1º.nov), fica terminantemente proibida a captura de peixes das espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraná.
Para garantir um período de desova e reprodução tranquilo para os espécimes, contribuindo para o aumento das populações nos rios, o 4º Batalhão intensifica o policiamento de repressão à crimes cometidos contra fauna ictiológica nas regiões Noroeste e Norte Paulista, reforçando o compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais.
Os rios e reservatórios das 189 cidades da região de abrangência do 4º BPAmb estarão sob intensa fiscalização diuturna até o término da Piracema. Agentes especializados, dezenas de viaturas, embarcações e drones compõem a estratégia de fiscalização e repressão ao crime contra o meio ambiente.
“Nosso esforço é evitar que práticas ilegais prejudiquem a reprodução das espécies e garantam um futuro sustentável para a biodiversidade da região”, declarou o Comandante do 4º BPAmb.
Quanto ao estoque, é importante lembrar:
*Pescadores profissionais e estabelecimentos que possuem estoques de peixes nativos devem declará-lo identificando a quantidade de cada espécie até o 2º dia útil de novembro (03/11/2024).
*As Unidades da Polícia Militar Ambiental de todo o Estado de São Paulo receberão a declarações de estoque.
Vale ressaltar que, em casos de dúvidas, orientações e/ou denúncias, procure uma das unidades da Polícia Ambiental:
- 1ª Cia – São José do Rio Preto – (17) 3201-3670
- 2ª Cia – Fernandópolis – (17) 3348-1020 / Votuporanga – (17) 3421-9008
- 3ª Cia – Franca – (16) 2103-6350
- 4ª Cia – Ribeirão Preto – (16) 3996-0450
“Denuncie pesca ilegal e ajude a preservar nosso patrimônio natural”, salienta o comunicado da corporação.
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3