PF cumpre mandados em Votuporanga durante operação de combate ao contrabando e descaminho 

523
PF cumpre mandados em Votuporanga durante operação de combate ao contrabando e descaminho – Foto: Polícia Federal/Divulgação

A ação para desarticular um grupo criminoso especializado em descaminho e contrabando de mercadorias estrangeiras foi comandada pela Polícia Federal de Jales/SP.


A Polícia Federal de Jales/SP deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12.fev), uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado em descaminho e contrabando de mercadorias estrangeiras. A ação denominada ‘Operação Zollfrei’ foi autorizada pela Justiça Federal da 3ª Região e cumpriu mandados de busca e apreensão em municípios de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em solo paulista, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Votuporanga.

As investigações, conduzidas pela PF, apontaram a existência de uma organização estruturada para a importação ilegal de mercadorias. A estrutura criminosa contava com um esquema sofisticado de comunicação e logística, utilizando veículos batedores para evitar fiscalizações e movimentando quantias expressivas em dinheiro.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e bens que podem comprovar a ligação dos investigados com os crimes. Além disso, houve o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de imóveis e veículos pertencentes ao grupo. 

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um cidadão de nacionalidade paraguaia em 2022, transportando mercadorias estrangeiras sem comprovação da regularidade da importação. A partir da análise do material apreendido, os agentes identificaram a participação de outras pessoas e empresas que, supostamente, atuavam no esquema. 

A Polícia Federal seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração dos crimes. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa, cujas penas podem ultrapassar 10 anos de prisão.