Outubro Rosa: Hospital de Base inaugura novo aparelho de mamografia para o SUS

717
Hospital de Base inaugura novo aparelho de mamografia para o SUS, com exames mais precisos e confortáveis - Foto: Reprodução

O Hologic 3Dimension oferece exames mais precisos e confortáveis.


No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital de Base (HB) de Rio Preto tem uma boa notícia para os pacientes. A instituição adquiriu e já utiliza um novo e moderno equipamento de exames de mamografia, o Hologic 3Dimension. Com uma precisão 65% maior que os dispositivos convencionais, este é o primeiro aparelho do noroeste paulista disponível a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da maior precisão, o Hologic 3Dimension oferece mais conforto aos pacientes durante o exame, pois a base onde a mama é apoiada é curva, similar ao formato da mama, em vez da superfície reta existente nos aparelhos anteriores.

Segundo a coordenadora do serviço de mamografia, a mastologista Dra. Silvia Perea, a precisão se dá pelo tipo de imagem capturada pelo aparelho. “Ele faz uma tomografia da mama em três dimensões, permitindo que o médico dê um diagnóstico mais rigoroso e precoce. Na mamografia convencional, são feitas apenas duas imagens, em apenas duas dimensões”, afirma.

Nos casos em que há indícios, o Hologic 3Dimension permite que um dispositivo seja acoplado, para realização de biópsia. “A paciente fica confortavelmente sentada e realiza uma biopsia com muito mais precisão e agilidade. Esses dois fatores são essenciais na identificação para tratamento do câncer de mama”, completa a Dra. Silvia Pera.

Outro destaque do aparelho é a menor incidência de radiação. “Com o Hologic 3Dimension conseguimos também trazer mais qualidade de vida para nossas colaboradoras, que se dedicam em oferecer um atendimento seguro e de qualidade a todas as pacientes do hospital”, afirma a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco.

O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o ideal é que a mamografia comece a ser realizada anualmente, em mulheres, a partir dos 40 anos. Para aquelas que possuem histórico familiar de câncer de mama, a indicação é que esse acompanhamento comece aos 35 anos.

A farmacêutica Josileni Marques de Carvalho, de 41 anos, já realizou sua mamografia no novo aparelho. Essa foi a segunda vez que ela fez o exame. “No ano passado passei pelo aparelho antigo e, neste, percebi uma mudança evidente. Ele é mais anatômico, deixa a execução do exame mais confortável”, afirma.

Mesmo sem histórico familiar, Josileni possui pequenos cistos bilaterais, que demandam acompanhamento. “Ano passado completei 40 anos e, conforme protocolo, comecei a mamografia. De um ano para outro tudo pode acontecer, então temos que nos cuidar para que, caso alguma doença apareça, o tratamento comece o quanto antes”, completa a paciente.

HB promove campanha de conscientização

Ao longo do mês de outubro, a equipe multidisciplinar do HB percorrerá cinco pontos de Rio Preto realizando palestras de conscientização e distribuição de materiais educativos, ressaltando ao público a importância da mamografia anual e como este exame está mais simples, rápido e preciso, além de gratuito. Um dos focos da campanha, intitulada “respeito com você, por você”, busca levantar a discussão com novos públicos que também precisam realizar mamografia regularmente.

Um deles são pessoas transexuais. Isso porque qualquer pessoa trans, que faz uso regular de hormônios femininos, ou aqueles que possuem mama inteira ou parcial, podem desenvolver câncer de mama e a discussão sobre o tema ainda é baixa. Nestes casos, a recomendação é a mesma da Sociedade Brasileira de Mastologia: acompanhamento anual a partir dos 40 anos e, para quem tem histórico familiar, a partir dos 35 anos.

Outro foco do HB são pessoas idosas. Neste caso, as dificuldades provocadas pela idade dificultam o acesso de pessoas idosas ao acompanhamento, fazendo com que elas deixem de realizar a mamografia, ou façam com intervalos maiores. A palestra busca debater e reforçar a continuidade do exame na terceira idade.

No dia 4 de outubro a ação será realizada na zona de meretrício de Rio Preto, localizada no Jardim Paraíso, a partir das 9h. No dia 9 de outubro, a ação acontece no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, localizado na Rua Ipiranga, nº 291 – Vila Curti, das 17h às 21h. Ainda em outubro, a campanha, que já foi realizada na Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AMICC), será levada ao Lar de Idosos São Vicente e ao Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Além das ações externas, o HB também disponibilizará, em suas redes sociais e site, vídeos com médicos abordando a prevenção ao câncer de mama. Outra medida de reforço será feita com as colaboradoras do HB, que serão convidadas a realizar mamografia no novo aparelho. Por fim, os prédios que fazem parte do complexo do HB ganharão uma iluminação especial, em tons de rosa, reforçando ainda mais o tema para toda a população.