No vídeo, que viralizou nas redes sociais nesta semana, Milton César Marcossem (PSD) aparenta cometer erros de português. Vereador diz que tentou fazer algo no formato ‘palavra cruzada’, destacou que não esperava a repercussão, mas não ficou chateado com os ‘memes’ da web.
O vereador de Mendonça (SP) que aparece em um vídeo fazendo uma homenagem a um deputado estadual e que “comete erros de português” contou ao site regional que realmente tentou fazer algo no formato ‘palavra cruzada’ usando as letras do nome dele.
Apesar da boa intenção, o vídeo de Milton César Marcossem (PSD) viralizou nas redes sociais na quarta-feira (23). Na ocasião, o vereador enfatizou que tentou fazer a homenagem de improviso com as letras do nome do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).
Durante a sessão, Milton disse:
“Carlão tem seis letras. O que ele é? C, competente. R, caráter. Falei errado, desculpe. C, de competente. A, de tem um caráter. R, de patriota. L, de palmeirense. A de amigo e letra O de honesto”.
Vereador pode não ter errado; entenda
Contudo, esse tipo de formato de composição de palavras criativo, o escolhido por Milton no discurso, o acróstico mesóstico, funciona melhor quando escrito e, por isso, pode passar a impressão de que ele desrespeitou as normas da língua portuguesa (entenda o conceito abaixo).
Milton destacou que não esperava que o discurso fosse repercutir, mas não ficou chateado com os comentários e “memes” na internet.
“Acontecem pequenas falhas na nossa vida. Mas, eu levei numa boa. A minha ideia foi fazer uma homenagem, mas, talvez por não ter anotado certo, pode ter causado essa repercussão”, enfatiza.
O vereador até brincou ao afirmar que, se chamado, participaria do “Soletrando” no palco do programa do Luciano Huck.
✏️ O que é acróstico?
O acróstico tem o mesmo formato que as palavras cruzadas. Inclusive, depois da repercussão, ele até gravou um vídeo no Facebook em que pergunta: “Vocês nunca brincaram de palavra cruzada?”.
“É uma forma de compor um texto, normalmente um poema, no qual se faz uma combinação de letras na vertical para formar uma palavra. O mais comum é usar as letras iniciais”, afirma a professora Daniela Toffoli.
E essa brincadeira com as letras não precisa ser sempre com as iniciais. Conforme a professora, existem outros tipos de acrósticos: “pode ser com as letras que estão no meio de cada palavra. Nesse caso, é um acróstico mesóstico.”
(FONTE G1)