Naldinho renuncia e Rafael Marioto é o novo prefeito de Américo de Campos 

3023
Naldinho renuncia e Rafael Marioto é o novo prefeito de Américo de Campos – Foto: Reprodução

Sob pressão na Câmara, Naldinho Rodrigues (Cidadania) alegou motivos de saúde e deixou o cargo, que agora, é ocupado pelo ex-presidente do Poder Legislativo, que por sua vez, passou a ser presidido pela vereadora Maria Caroline (PRD).


Uma sessão convocada na Câmara Municipal de Américo de Campos/SP, nesta quinta-feira (14.mar), para definir a aceitação ou não, por parte dos vereadores, de denúncia contra o prefeito Naldinho Rodrigues (Cidadania), terminou com a renúncia do então chefe do Poder Executivo e a posse de um novo administrador. 

Naldinho Rodrigues era o vice-prefeito na chapa com Carlos Roberto Achilles (Cidadania), eleita para 2021/2024, e assumiu a cadeira após o falecimento do prefeito em um acidente de trânsito entre o Américo de Campos e Cosmorama/SP, na tarde de 6 de abril de 2021. 

De lá para cá, Naldinho assumiu a responsabilidade de gerir o município e acumulou imbróglios, como por exemplo, na justiça, quando a promotoria determinou a extinção de cargos de confiança, sob pena de multa diária. O que teria sido descumprido pelo então chefe do Executivo, gerando acúmulo do valor e pressão na Câmara. Outro fato foi a não aprovação das contas do município pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), referentes ao ano de 2021, em decorrência de apontamentos como o não pagamento de precatórios. O entendimento da Corte foi acompanhado pelos vereadores. Sobre os temas, o Diário de Votuporanga tentou contactar Naldinho, mas sem sucesso; sendo que o espaço permanece aberto. 

Desta forma, diante da situação de descontentamento e de uma denúncia formalizada por um cidadão à Câmara se movimentou para apreciar o futuro do chefe do Executivo de Américo de Campos, contudo, momentos antes do início da sessão, Naldinho Rodrigues apresentou sua renúncia por motivos de saúde. 

“Honrado em cumprimentá-lo, utilizo-me do presente para informar V. Exa. que eleito para o quadriênio 2020 a 2024, e com trabalho em prol da população, busquei me dedicar integralmente a confiança depositada, cumprindo com a oportunidade de governar nosso amado município. Tive a honra e oportunidade de servir minha cidade na condição de Chefe do Poder Executivo nesses últimos anos, com incansável dedicação e responsabilidade. Porém, já não gozo da mesma integralidade de saúde de antes, fazendo com que reconheça pela minha necessidade de resguardo e tratamento médico. Tal escolha não revela qualquer abdicação da confiança que me fora concedida pelo povo, tendo a certeza que Vossa Excelência poderá dar continuidade a plano de gestão escolhida pela população”, diz trecho do documento dirigido ao então presidente da Câmara, Rafael Marioto (MDB). 

Após a leitura da renúncia do prefeito no plenário, e sem opção na função de vice, a Câmara Municipal seguiu os trâmites para não deixar Américo de Campos com a cadeira de chefe do Executivo vazia, empossando o presidente da Casa Legislativa, Rafael Marioto, até a conclusão da atual legislatura. 

Antes, porém, se fez necessária mudança no comando da própria Câmara, que com a iminente saída de Rafael Marioto, assumiu a vice-presidente, vereadora Maria Caroline (PRD). 

Após o juramento e posse, sob aplausos, o novo prefeito fez um discurso de união em prol de Américo de Campos: “Primeiramente, na minha primeira fala como prefeito, quero louvar a Deus, agradecer a Deus pelo dom da vida, agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui e dizer a cada um de vocês, eu preciso de cada um de vocês, vocês precisam de mim e todos nós precisamos de Cristo até o fim. Quero também agradecer a toda a população de Américo de Campos. Confiaram seus votos em mim nas últimas eleições. Muito obrigado por cada voto, por cada expressão de carinho, de apoio, de motivação. Muito obrigado a cada copo de água a qual vocês me serviram no dia das eleições. Agradeço a Deus também pela minha criação, pela minha infância. Agradeço a Deus por ter aprendido a vender frangos caipiras nas ruas de Américo de Campos. Agradeço a Deus por ter aprendido a entregar remédios no município de Américo de Campos. Agradeço a Deus pela infância que tive e pela educação que minha família simples me proporcionou. Aproveito a oportunidade para dizer para vocês, contem comigo. Serei o prefeito de vocês, em todos os momentos, em todas as situações. Aproveito também esta oportunidade para desejar melhoras ao ex-prefeito municipal Naldinho Rodrigues, que ele possa reestabelecer o mais breve possível a sua saúde. Que Deus o abençoe e abençoe na sua pessoa toda a sua família. O momento é de bastante turbulência em nosso município. Temos graves problemas a resolver e várias causas para lutar. Mas confie em Deus, farei o melhor para toda a população. Conto com o apoio de todos os munícipes de Américo de Campos. Conto com vocês e peço a Deus o discernimento e a sabedoria para cada dia. Agradeço por fim e deixo aqui o meu sincero respeito aos senhores vereadores. E me comprometo a gerir o município com transparência e mantendo sempre as portas abertas para qualquer diálogo com vocês. A prefeitura deve ter portas abertas para todos os vereadores e, enfim, para toda a população. Ninguém pode governar sozinho”, afirmou Rafael Marioto. 

O prefeito foi apoiado pelos, agora, ex-colegas de Câmara, que aproveitaram o ato para deixar um gesto de incentivo e apoio, como o vereador Mailton Morais (Cidadania): “Eu quero primeiramente parabenizar o Rafael, desejar uma boa sorte, que faça um ótimo mandado, que cuide da nossa cidade, que zele pelo dinheiro público, que quebre todos esses contratos fraudulentos que têm aqui, que chegaram até hoje. Que você pense nas pessoas que mais precisam. Lembre dos funcionários que tocam esse município. E eu estou à disposição para o que precisar. Se achar que minha ajuda é importante eu estou aqui para ajudar no que precisar, pode contar comigo.”