Votuporanga fecha junho com saldo positivo na geração de empregos

1061
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Júnior, afirmou que "embora ainda não se possa respirar aliviado e dizer que o pior já passou, os dados mostram uma reação clara do mercado de trabalho, acenando para uma possível retomada da economia".

Números oficiais do Novo Caged sinalizam que economia pode estar se recuperando em pleno pico da pandemia, com a geração de 72 vagas de emprego no mês de junho, revertendo a tendência negativa

De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério da Economia, divulgado na terça-feira (28/7), depois de uma sequência negativa, Votuporanga fechou o mês de junho com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. No mês, foram 741 contratações contra 669 demissões, um saldo positivo de 72 vagas.

O setor que mais contribuiu para o saldo positivo em junho foi o de Serviços, com saldo de 60 vagas, seguido pela Construção Civil, com 37, e Indústria, com 21 novas vagas. O comércio é o setor que ainda se ressente da pandemia, apresentando 120 admissões para 166 demissões. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Júnior, afirmou que “embora ainda não se possa respirar aliviado e dizer que o pior já passou, os dados mostram uma reação clara do mercado de trabalho, acenando para uma possível retomada da economia”.

O titular da pasta acrescenta que, “embora esteja sofrendo como todos os municípios do país e do mundo, a nossa boa infraestrutura tem mostrado que Votuporanga está resistindo e tentando se recuperar, depois de ter enfrentado o pico negativo nos meses de abril e maio. Os números aparentam indícios claros que já iniciamos um processo de retomada, inclusive quando se analisa que o setor que mais contribuiu foi o de Serviços, principalmente pelo fato de que ele reflete o empreendedorismo, pessoas que perderam seus empregos e decidiram iniciar seus próprios negócios”.