Problema começou há mais ou menos 15 dias. Saee diz que água pode ser consumida, e que situação será resolvida em três dias.
Moradores de Santa Fé do Sul/SP reclamam do cheiro e do sabor da água que chega às torneiras das casas.
De acordo com o motorista Edinor Martins Dias, o problema começou há mais ou menos 15 dias, gerando transtornos e preocupações.
“Até na manhã de terça-feira (1º), a água também estava saindo escura, mas foi clareando aos poucos. Só que o cheiro ruim continua. Estamos comprando água para não correr riscos”, diz o morador do bairro Jardim Primavera.
De acordo com o engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Santa Fé do Sul (Saee), Tsunao Matsumoto, a situação é provocada por conta do tratamento realizado para deixar a água mais clara.
“Como o nível da represa estava muito baixo, a bomba estava captando quase na base da represa. Quando há o enchimento repentino, a movimentação da água acaba trazendo os sedimentos para a entrada da bomba. As algas que morrem trazem o problema de cheiro e gosto. As pessoas que consumirem a água não sofrerão malefícios”, explica.
A expectativa da autarquia responsável pelo fornecimento de água em Santa Fé do Sul é de que o odor e o sabor melhorem em três dias.
*Informações/g1