Morador da região, Celso Porfirio, 33 anos, integra a Seleção Brasileira que vai disputar o Desafio Mundial dos Açougueiros, na Califórnia, no dia 3 de setembro.
No próximo sábado (3.set), um morador de Bálsamo/SP estreia em uma competição internacional. Não é de judô, nem de natação, nem de xadrez. Celso Porfirio, 33 anos, vai competir no World Butchers’ Challenge (em português, Desafio Mundial dos Açougueiros). Competição que, neste ano, é realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.
É a primeira vez que o profissional nascido numa cidade de 10 mil habitantes viaja para fora do País. Desde 2018, ele integra a Seleção Brasileira de Açougueiros. A equipe, chamada The Real Butcher, participa pela segunda vez do mundial.
A vida de Celsinho, como é conhecido entre os amigos, em muito se parece com a carreira de tantos jovens aprendizes que batalham por uma oportunidade de trabalho.
Aos 13 anos, ele pediu emprego em um mercadinho da cidade e começou como entregador, transportando as compras das clientes em uma bicicleta.
“Eu fui vivendo a rotina do mercado e colaborando em outros setores. Mas gostava da turma do açougue. Pedi para ajudar o pessoal e comecei limpando os balcões. Aos poucos, os colegas foram me ensinando os cortes”, lembra.
A dedicação do jovem em aprender a nova função e a precisão no trabalho o alçaram a voos mais altos. Aos 18 anos, Celsinho foi admitido em um supermercado de São José do Rio Preto/SP e, aos 21, foi promovido a gerente, liderando uma equipe de 32 açougueiros.
Quatro anos depois ele decidiu trabalhar por conta e virou consultor técnico, prestando serviço a frigoríficos e marcas. Nessa época, o profissional já acompanhava açougueiros e churrasqueiros populares nas redes sociais, que participavam de eventos e competições.
Foi quando surgiu o convite para integrar a equipe The Real Butcher, composta por chefes de cozinha e especialistas em cortes de carnes, sonho que se tornou realidade em dezembro de 2018.
“Desde então concílio os meus compromissos com os treinamentos da equipe, em várias partes do Brasil”, diz.
No começo do mês, Celsinho venceu o Butcher Wars, edição Brasil, realizada em São Paulo. Na competição, os açougueiros tinham 30 minutos para cortar a peça de carne, desossar e elaborar a apresentação do produto em display. Segundo a organização, os participantes foram avaliados nos quesitos velocidade, apresentação, limpeza, técnica, criatividade e usabilidade.
Na Califórnia, Celsinho participará da competição em equipes. Ao todo, 13 seleções participam do desafio: Austrália, Alemanha, Brasil, Irlanda, País de Gales, Islândia, Inglaterra, Nova Zelândia, França, Portugal, Estados Unidos, Itália e Canadá.
Os times, compostos por seis profissionais, terão 3 horas e 15 minutos para desossar, cortar, elaborar produtos de valor agregado e fazer a apresentação do prato. O time brasileiro para esta prova é formado por Alder Lopes (capitão), Elder Rheis, Marcelo “Bolinha” Conceição, Celso Porfirio, Daniela França Pinto e Fernanda Camargo.
“É motivo de orgulho pra mim representar uma profissão tão subestimada. O termo açougueiro é utilizado de maneira pejorativa, quando um médico comete erro, por exemplo. Nós estamos elevando a categoria no Brasil. No exterior, em países como Itália e França, o profissional só se torna açougueiro após três anos de curso. É uma profissão respeitada lá fora e vai se tornar aqui também”, garante Celsinho.
A competição será realizada na arena Golden 1 Center, em Sacramento, e começa às 15h (horário de Brasília). Por meio da página do time no Instagram (@therealbutcherofficial), é possível acompanhar o desempenho dos brasileiros.
*Com informações do Diário da Região/Joseane Teixeira