MOMENTO DE INOVAR E RENOVAR 

712

Hoje, 11/01/24, teremos a primeira lua nova do ano. Uma lunação potente entra em ação. Os astros nos presenteiam com um posicionamento celeste bastante desafiador e potencializador, pois a Lua Nova nada mais é que a conjunção de Sol e Lua no mesmo grau de um signo, ou seja, essência e emoções misturadas ao novo. 

Quando analisamos a astrologia, prática milenar que orientou reis e sábios, temos que entender qual é a base essencial de cada astro e sua significação no mundo, bem como de cada signo.

Numa conjunção, ou seja, com os dois luminares juntinhos, temos a união da força de brilhar e de sentir de uma só vez. Tudo isso num signo de terra cardinal, Capricórnio, representado pela cabra-montesa, que sobe grandes e íngremes montanhas até alcançar o ponto mais alto. É o signo do trabalho, do esforço, da ambição e da resistência.

O Sol é o nosso luminar mais importante e determina nosso signo solar, apesar de que, na prática, somos um pouco de todos os signos e é isso que justifica a diferença entre as pessoas, além de seu contexto. Ele é como se fosse um holofote direcionado para as características de um signo a fim de que incorporemos seus aspectos mais benéficos e trabalhemos o desenvolvimento dos aspectos mais sombrios. Sim! Todo signo tem luz e sombra.

Já a Lua representa nossa base familiar, nossas emoções internas, nossos sentimentos e nossas necessidades emocionais. Não há como deixar de fora essa análise em pleno “janeiro branco”, mês destinado ao cuidado da saúde mental e emocional. Nada poderia ser mais a essência lunar que isso. Portanto, seja quais forem seus planos, busque estrutura emocional.

Além disso, o que seria de nós sem a luz do sol para nos aquecer e gerar a vida, e sem a luz da lua para iluminar a noite? Esses dois astros são superimportantes, pois representam, respectivamente, pai e mãe, vitalidade e emoção, externo e interno, sua busca e sua base. 

A lua nova representa, de maneira geral, os novos começos, desafios, inovações, surgimento do novo ou de novas perspectivas. A força dessa lunação seguirá até julho, quando vamos ter a Lua cheia no signo de Câncer, morada da lua e oposto a Capricórnio, portanto temos 6 meses para avaliarmos nossas ações, criações, empreendimentos e projetos que tendem a se consolidar, pois esse aspecto está no signo de Capricórnio, que é regido por Saturno, que é o limitador e o estruturador do zodíaco.

Tudo o que for planejado, percebido e acionado agora tende a criar raízes profundas, com alicerces firmes e expansão a longo prazo, desde que seja tudo muito bem planejado, com esforço e resiliência, com responsabilidade e dentro das regras e limites.

E por que essa possibilidade dentro de uma lunação se temos luas novas todos os meses do ano? É a configuração. 

A Lua Nova está em trígono com Urano, regente moderno de Aquário e que, pela tradicional também é regido por Saturno. Este está em peixes, regido por Netuno e Júpiter, o primeiro está no seu próprio signo e o segundo está em Touro junto com Urano. Sim… a astrologia é uma costura única que cria diversas possibilidades diante do cenário apresentado.

Para contextualizar, Urano é disruptivo e inovador e está em um signo fixo de terra, Touro, que gosta de conforto e estabilidade. Júpiter é o grande benéfico do zodíaco e a área em que ele está transitando, tende a expandir, além de representar muita possibilidade de sorte e abundância. Claro que isso não é sempre, já que os aspectos e sua localização em cada mapa podem mudar, mas, na configuração atual, temos apenas aspectos benéficos e ausência de aspectos tensos.

Enfim, de maneira direta, use a sua proatividade, determinação e garra naquilo que depende da sua ação. Planeje, estude, experimente, articule e use sua sagacidade para criar planos e metas. Execute-as de maneira responsável e consciente. Inove e renove. Boa sorte na sua jornada.

Alexandra A.S. Fernandes: Graduada em Letras – Português/Espanhol pela UNIP. Pós-graduada em Metodologia de Ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola pela UCAM. Autora do livro – Autismo – Ensinar aprendendo e aprender ensinando. Diretora Social e Acadêmica da ACILBRAS. Funcionária pública e Professora de Análise Linguística do Piconzé Anglo e HF Cursos Jurídicos. Escritora, Terapeuta Integrativa, Astróloga e Artesã.  Redes sociais: Instagram @profa_alexandra e @aora_terapias; Youtube Profa. Alexandra – Tirando dúvidas de português.