Minuto com a Nutri: alimentos energéticos

715
Foto: Reprodução

Mantém o pique, diminuem o estresse diário e turbinam a saúde.


Nutricionista Elaine Fefin – Foto: Reprodução

Carro tem um bom desempenho se o combustível for bom. Gasolina e álcool ruim fazem com que rodem por menos tempo.

Com o nosso organismo funciona assim também, além de uma dieta certinha, que inclua frutas, verduras e cereais integrais, você pode fazer algumas escolhas que darão um pique extra.

Embora os alimentos certos se encarreguem de manter o pique, nem todo alimento é fonte de energia.

Para evitar essa regularidade a Nutricionista Elaine Fefin apresenta opções mais saudáveis de energéticos naturais.

AÇAÍ – Quando consumido junto com a banana e a granola aumenta sua capacidade e fornecer energia, seu alto teor de gorduras insaturadas, promovem a redução dos níveis de colesterol total e LDL.

CASTANHA-DO-PARÁ – O grande diferencial da castanha é o selênio, oxidante que impede a formação de radicais livres, ótima fonte de energia, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, manganês e cobre.

QUINOA – Considerado o melhor alimento vegetal, pode ser consumido todos os dias. Contém altas concentrações de vitaminas B e B6, que agem no corpo contra a fadiga, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas C e a D.

ARROZ INTEGRAL – Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo, e o arroz tem vitamina B6, que ajudar a manter os níveis de energia e promover maior resistência a fadiga, rico em fibras, permite a digestão mais lenta que os refinados. Vantagem: menor sobrecarga do pâncreas, menor chance do acúmulo de triglicérides e maior sensação de saciedade.

DAMASCO SECO – É fonte rica de vitaminas e minerais, que repõe com rapidez a energia perdida, principalmente durante os exercícios físicos, suas fibras fazem com que a digestão seja lenta e gradativa, rico em triptofano substância que melhora o humor.