Parlamentar de Ourinhos/SP usou a gravação de uma aluna de 9 anos de uma creche em Guararapes/SP e relacionou o fato a situações de desrespeito que profissionais da educação enfrentam. Vereador disse que apagou a publicação e que não tinha a intenção de expor a criança.
Um vereador de Ourinhos/SP foi notificado pelo Ministério Público após divulgar em seu perfil em uma rede social um vídeo de uma criança em uma situação de descontrole emocional dentro da sala de aula.
O ofício assinado pelo promotor Bruno Orsini Simonetti foi entregue à Câmara de Vereadores e a presidência do Legislativo deu 10 dias para o parlamentar Guilherme Gonçalves (Podemos) se manifestar sobre o caso.
O vídeo, que foi gravado no dia 2 de setembro em uma creche de Guararapes, segundo o documento do MP, mostra uma criança na sala de aula bastante nervosa. Ela chega a agredir a professora e derrubar vários materiais no chão.
Na postagem feita no Facebook, o vereador usa o vídeo para questionar sobre o desrespeito que os profissionais de educação costumam sofrer. A publicação gerou bastante repercussão e comentários no perfil do parlamentar, chegando ao conhecimento do Ministério Público.
No entendimento da promotoria, como a criança de 9 anos foi filmada em “um ato de intenso sofrimento psíquico e descontrole comportamental, foi submetida a situação vexatória e constrangedora sem necessidade porque, além da exposição na internet a postagem gerou vários comentários ameaçadores e depreciativos”, destaca o documento.
O promotor comunicou o fato considerado grave e em desacordo com a conduta de um parlamentar para que o Legislativo de Ourinhos avalie o caso para “que se tomem medidas cabíveis”.
Para a equipe de reportagem, Guilherme Gonçalves disse que já retirou o vídeo das redes sociais. Ele também comentou que compartilhou as imagens na intenção de pedir ordem na sala de aula, sem querer expor ninguém. Disse também que se desculpou pela publicação.
*Informações/g1/TV TEM