Maior incidência de raios é um perigo para criações de animais

368
Produtores podem adotar algumas medidas para reduzir riscos de rebanho durante tempestades — Foto: Reprodução

Brasil é campeão em incidência de raios pela localização, devido à extensão territorial e às mudanças climáticas. Por ano, são registradas mais de 70 milhões de descargas elétricas no país.


O Brasil é campeão em incidência de raios pela localização, devido à extensão territorial e às mudanças climáticas. Estas descargas elétricas causam prejuízo no campo, principalmente com os animais soltos no pasto durante as tempestades.

Por ano, são registradas mais de 70 milhões de descargas elétricas no país. Cada descarga demora menos de meio segundo. A potência de um raio pode chegar a 200 mil amperes, sendo 10 mil vezes mais intensa que a corrente do chuveiro elétrico.

Já no campo, as tempestades representam um grande perigo para rebanhos, principalmente porque os animais costumam se proteger da chuva embaixo das árvores, assim aumentando o risco de serem atingidos por raios.

Em uma fazenda em Palestina/SP, o pecuarista Leonardo Amendola conta que perdeu oito cabeças de gado durante uma tempestade, entre elas duas vacas leiteiras que estavam prenhas. O prejuízo foi de aproximadamente R$ 30 mil.

Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontou que, por ano, cerca de 300 animais morrem no Brasil atingidos por raios.

O coordenador do grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto, explica que os raios procuram pontos mais altos como árvores, e que em caso de tempestade, levar os animais para um descampado onde não tem árvores pode diminuir o risco.

Além das árvores, as cercas também podem atrair raios. Por isso, é importante tomar cuidado com a colocação dos arames farpados. Ainda de acordo com Osmar, as correntes podem percorrer quilômetros.

*Com informações do g1