Lula nomeia votuporanguense como diretor-adjunto da Abin

609
Alessandro Moretti assume o cargo de diretor-adjunto da Abin – Foto: Reprodução

O delegado Alessando Moretti que já atuou em setores de inteligência da Polícia Federal em Brasília é filho do secretário de Governo de Rio Preto, Jair Moretti.


O presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Alessandro Moretti como novo diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (3.mar). Saulo Moura da Cunha, que ocupava o cargo, foi exonerado.

Em sua trajetória, Moretti que nasceu em Votuporanga/SP, já atuou em setores de inteligência da Polícia Federal em Brasília/DF. Ele é filho do atual secretário de Governo de Rio Preto, Jair Moretti.

O delegado tem 51 anos e se formou em Direito em 1998, na Fadir, atual Unirp, em Rio Preto. Trabalhou na Polícia Federal em São Paulo, além de Araraquara, Belo Horizonte, e em Brasília.

Moretti também atuou no governo passado, na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi diretor de Inteligência da Policial Federal, sendo exonerado da função em 1º de janeiro. Agora, volta ao governo federal no principal órgão de inteligência do País.

Nesta semana, Lula decidiu transferir a Abin para a Casa Civil, a cargo do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

*Com informações do Diário da Região/Vinícius Marques