Declaração acontece no momento em que o governo estuda fechar brechas de criptomoedas e paraísos fiscais no combate à evasão fiscal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (3.abr) que os empresários brasileiros não precisam do Estado e que a parcela rica da população paga “muito pouco” imposto de renda (IR).
A declaração foi feita durante participação na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília/DF.
Segundo Lula, embora os banqueiros não precisem do Estado, “exigem que o Estado faça superávit primário” e “vivem pegando dinheiro emprestado do Estado”.
“Nós fomos eleitos para atender exatamente a parcela da sociedade que precisa do Estado. Os banqueiros não precisam do Estado, mas exigem que o Estado faça superávit primário e coloca à disposição dele zilhões”, afirmou Lula.
“Quem é que precisa do Estado? É o povo trabalhador, é a classe média baixa que paga 80% de Imposto de Renda nesse país. Porque rico também paga muito pouco imposto de renda. Quem paga é quem trabalha e recebe contracheque no final do mês”, Luiz Inácio Lula da Silva.
A fala do petista ocorre no momento em que o governo estuda fechar brechas de criptomoedas e paraísos fiscais no combate à evasão do imposto de renda. A ideia é que um projeto de lei sobre o assunto seja enviado ao Congresso, alterando a tributação de aplicações financeiras.
*Com informações da CNN Brasil