Quem passa pela Câmara Municipal pode desfrutar da companhia do bichano para lá de simpático que já fugiu de casa por duas vezes, sempre voltando à sede do Poder Legislativo.
Jorge Honorio
Jorgehonoriojornalista@gmail.com
Enquanto todas as lentes da imprensa e os olhares da população estão voltados para as decisões dos vereadores dentro da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, os mais atentos podem perceber uma figura diferente e, quase sempre presente, no ambiente movimentado: Lelo – o ‘gato vereador honorário’.
Nesta segunda-feira (24.fev), durante a 5ª sessão ordinária, ele se apresentou no Plenário ‘Dr. Octávio Viscardi’, passou pela área da imprensa, tentou uma articulação com o vereador Osmair Ferrari (PL), e depois, saiu por entre os presentes, ficando pela recepção da Casa de Leis.
O bichano não é afeito a todos, mas escolhe de quem quer se aproximar. Contudo, Lello não é nenhum estreante nos movimentados corredores da Câmara, apesar de na maioria das vezes preferir a tranquilidade de uma poltrona, no colo ou até mesmo um cantinho da mesa, de preferência na companhia dos servidores da Casa de Leis, como a do vigilante legislativo Silvio Boccato: “Ele gosta da tranquilidade, virou o nosso mascote da Câmara, tem até crachá, vive com a gente aqui. Ele morava com a dona, aqui perto, mas ela mudou de endereço e veio buscar ele por duas vezes já, porque ele sempre foge e volta para cá; além disso, a gente já se apegou a ele”, detalha.
“Aqui ele é livre, passeia lá fora tudo, corre na grama, por toda a praça, corre por todos os espaços e volta para comer e descansar. Ele é feliz aqui”, emendou.

Quando a sessão legislativa terminou, Lelo já havia se retirado para outros setores da Câmara, um centro de poder, que para ele é mais parecido com a própria casa.